18 de Janeiro de 2016 às 14:32

A Samsung vem pagando 1 bilhão de dólares por ano em royalties para a Microsoft para usar a tecnologia da rival nos seus tablets e smartphones Android, segundo um documento publicado na última sexta-feira, 3/10.
O arquivo também mostra que a Microsoft ofereceu reduzir a cobrança da Samsung se a fabricante sul-coreana desenvolvesse tablets e smartphones Windows juntamente com seus produtos Android.
A informação veio à tona em meio a um processo que a Microsoft entrou contra a Samsung no último mês de agosto. O documento original estava parcialmente mexido para esconder informações confidenciais de negócios, mas a versão revisada liberada na sexta está sem marcações.
As duas empresas assinaram um acordo no final de 2011 pelo qual a Samsung concordou em pagar royalties para a Microsoft durante sete anos para usar as suas tecnologias patenteadas.
A Microsoft sempre sustentou que o Android viola suas patentes, e muitas outras empresas que usam o sistema assinaram acordo parecidos.
Esses contratos costumam ser altamente confidenciais, por isso não é comum conseguir visualizar os números por trás deles.
De acordo com o arquivo, no segundo ano do acordo, entre julho de 2012 e julho de 2013, a Samsung pagou pouco mais de 1 bilhão de dólares em royalties para a Microsoft. A quantia é baseada no número de aparelhos Android que a Samsung vendeu – e os valores cobrados por eles.