27 de Fevereiro de 2023 às 10:45
O contrato teve início dia 30/01 e as 60 primeiras horas já foram cumpridas diretamente no Senac

Nove jovens aprendizes passam a integrar o time da Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação (MTI). Oito chegaram no dia 22 de fevereiro e um começara no dia 1º de março. Os recém-chegados foram contratados para participarem do Programa Jovem Aprendiz para exercício em 2023 e 2024.
O diretor presidente da MTI, Cleberson Gomes, falou do valor e do significado de recebê-los e da satisfação que sente por fazer parte de um momento tão importante não só para a empresa mas também na vida profissional de cada um. “Contribuir para o crescimento profissional e também pessoal de cada menor aprendiz que está chegando na empresa é motivo de grande satisfação. Por isso a MTI, através do Governo do Estado, busca apoiar e incentivar iniciativas como essas que dão oportunidade e ajuda no ingresso ao mercado de trabalho”, afirmou.
Para recepcioná-los, foi realizada uma reunião de acolhimento e integração organizada pela unidade de Gestão de Pessoas. Na oportunidade, os jovens conheceram um pouco da história da MTI, receberam orientações relacionadas ao programa bem como sobre os direitos, deveres, responsabilidades e aspectos comportamentais dos jovens aprendizes na empresa.
O diretor administrativo financeiro da MTI, César Vidotto, deu boas vindas parabenizando-os pela aprovação no processo seletivo e pela oportunidade na medida em que iniciam seu aprendizado profissional numa empresa com quase 50 anos de história. “Além de atender aos requisitos legais, a MTI busca contribuir com o aprendizado desses jovens, reforçando a responsabilidade social e o compromisso da empresa com a sociedade." disse.
Para o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Cirano Campos, o setor de TIC segue em expansão e continua gerando novos empregos. "É uma grande oportunidade de crescimento profissional e de poder desenvolver as habilidades comportamentais, de relacionamento e técnicas também. A tecnologia se tornou uma ferramenta estratégica por isso somos cada vez mais impulsionados a formar novos talentos nesta área. A MTI será uma grande escola para a formação de cada um desses jovens”, ressaltou.
A carga horária é de 20 horas semanais, sendo dois dias (quintas e sextas) de aulas teóricas do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), enquanto os outros três dias ( segundas, terças e quartas) serão de atividades práticas na empresa.
O programa Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal para incentivar empresas a desenvolverem programas de aprendizagem para jovens e adolescentes. A iniciativa é fruto do Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, para cumprimento da cota de aprendizes a que se refere o art. 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto Lei nº 5.472, de 1º de maio de 1943. O Senac é o responsável por realizar a capacitação dos jovens aprendizes.