MTI e Detran se reúnem para planejamento de melhorias aos serviços digitais disponíveis em aplicativo
19 de Maio de 2023 às 16:50
Analistas de TI, UX e Marketing fazem reuniões e visitas para otimizar a experiência dos usuários
Uathane Aguiar | MTI
Reunião presencial MTI e Detran

Cerca de 20,3 milhões de acessos foram registrados em 2022 aos serviços disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) por meio do aplicativo MT Cidadão. A quantia representa mais de 80% da demanda do aplicativo, que gerou mais de 24,2 milhões de acessos em todos os serviços ofertados pelo Estado.
Com iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, o MT Cidadão é desenvolvido e mantido pela Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação (MTI) que em breve lançará a versão 3.0 do aplicativo.
Para otimizar a experiência dos usuários e tornar mais acessível os serviços públicos do Estado, reuniões online e presencial têm sido realizadas pela MTI. “É importante conhecer de perto os serviços e entender como os fluxos na instituição funcionam. Pois assim é possível identificar melhor os impeditivos de processos e sistema para então poder mapear e planejar as melhorias a serem implantadas no produto”, explicou a analista de TI da Gerência de Escritório de Projetos da MTI, Sayuri Arake.
Segundo o diretor de habilitação e veículos, Alessandro Andrade, reuniões como essa devem ser recorrentes entres os parceiros. “Em 2022 o site do Detran foi um dos mais acessados em Mato Grosso. Então, os serviços digitais devem ser bastante intuitivos e o MT Cidadão é um projeto fantástico!”, declarou o diretor em reunião presencial realizada na última terça-feira (16.05), na sede do Detran, em Cuiabá-MT.
Na ocasião, também estavam presentes Gustavo Prado, UX/UI designer, Uathane Aguiar, analista de marketing e Janine Ulrich, analista de inovação da MTI.
Com iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, o MT Cidadão é desenvolvido e mantido pela Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação (MTI) que em breve lançará a versão 3.0 do aplicativo.
Para otimizar a experiência dos usuários e tornar mais acessível os serviços públicos do Estado, reuniões online e presencial têm sido realizadas pela MTI. “É importante conhecer de perto os serviços e entender como os fluxos na instituição funcionam. Pois assim é possível identificar melhor os impeditivos de processos e sistema para então poder mapear e planejar as melhorias a serem implantadas no produto”, explicou a analista de TI da Gerência de Escritório de Projetos da MTI, Sayuri Arake.
Segundo o diretor de habilitação e veículos, Alessandro Andrade, reuniões como essa devem ser recorrentes entres os parceiros. “Em 2022 o site do Detran foi um dos mais acessados em Mato Grosso. Então, os serviços digitais devem ser bastante intuitivos e o MT Cidadão é um projeto fantástico!”, declarou o diretor em reunião presencial realizada na última terça-feira (16.05), na sede do Detran, em Cuiabá-MT.
Na ocasião, também estavam presentes Gustavo Prado, UX/UI designer, Uathane Aguiar, analista de marketing e Janine Ulrich, analista de inovação da MTI.
A pesquisa de campo realizada é uma prática comum no mercado privado para a melhoria de produtos digitais, atividade essa que faz parte do processo de UX research no qual a MTI está desenvolvendo nos serviços de CNH com o objetivo de melhorar a experiência do usuário em um produto mais inovador e acessível a todos. “O trabalho de research UX/UI está iniciando na Unidade de Governo Digital da MTI como uma prova de conceito. Os serviços do Detran são os mais demandados e utilizados na plataforma, sendo esse o objetivo principal em rodarmos essa fase”, enfatizou o gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Projetos e Governo Digital, Sócrates Barros.
Pelo aplicativo, o cidadão tem acesso a uma série de serviços do Detran-MT, tais como: consulta a informações de veículo; Consulta a informações de Condutor; Consulta ao Resultado de Recurso de Infração; Emissão da Certidão de Condutor; Validação de Documentos; Agendamento de Exame Teórico; Consulta a Turmas de Exame Teórico; Certidão de Propriedade; Consulta a Valores e Taxas de Serviços; Extrato de Multa – DETRAN; Licenciamento Anual on-line; 2ª via do CRLV e Envio Domiciliar; Permissão Internacional para Dirigir; Processo de Segunda Via de CNH; Processo de CNH Definitiva; Emissão de Débitos de Pessoa e Emissão de Débitos de Veículos.
Clique aqui para conhecer e baixar o MT Cidadão em seu celular.