11 de Maio de 2023 às 08:25
Guia de Gestão e Governança do Tribunal de Contas da União é utilizado como referência
Gabriela Boscov | MTI

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) realizou no mês de abril o processo de auto diagnóstico para avaliação da gestão, utilizando o Guia de Gestão e Governança do Tribunal de Contas da União (TCU) pelo quarto ano consecutivo. O processo é conduzido em conjunto com a Unidade de Gestão Estratégica de Governança (UGGOV) e o Comitê de Avaliação, e visa levantar pontos críticos e elaborar um plano de ação com oportunidades de melhorias para a instituição.
O gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Governança, Ideraldo Bonafé, destaca a importância do processo avaliativo para identificar o atual cenário da empresa e definir objetivos claros. Segundo ele, o Guia é uma ferramenta valiosa que fornece elementos para o aperfeiçoamento das práticas de gestão, preparando a MTI para enfrentar desafios futuros e alcançar resultados cada vez mais expressivos.
O Guia do TCU contém critérios de avaliação de gestão, como liderança, estratégia, controle, gestão de pessoas, gestão de TI, contratações e orçamento. Cada um desses critérios contempla um conjunto de questões que representam recomendações de práticas em governança e gestão.
A avaliação é feita por meio de estágios, sendo eles:
Estágio 1 – Inicial: intervalo de nota – 0% a 39,99%
Estágio 2 – Intermediário: intervalo de nota – 40% a 70%
Estágio 3 – Aprimorado: intervalo de nota – 70,01% a 100%
Nos últimos anos, a MTI tem apresentado melhorias significativas em suas práticas de gestão, como pode ser visto nas notas alcançadas:
Avaliação 2020: 39% – Estágio 1 – Inicial
Avaliação 2021: 43% – Estágio 2 – Intermediário
Avaliação 2022: 54% – Estágio 2 – Intermediário
Avaliação 2023: 67% – Estágio 2 – Intermediário
Esse processo é essencial para a identificação de oportunidades de melhorias da empresa, que são priorizadas, executadas e monitoradas ao longo do ano, visando aprimorar a gestão e os serviços prestados pela empresa. Com esse tipo de iniciativa, a MTI busca fortalecer sua posição como referência de TIC em Mato Grosso e contribuir para o desenvolvimento do estado.
Segundo o presidente da MTI, Cleberson Gomes, a empresa tem consciência de que ainda há muito a melhorar, mas é inegável o avanço em suas práticas de Governança e Gestão, como demonstra o conceituado índice idealizado pelo TCU. E destaca, "parabenizo todos os colaboradores da MTI, que são os maiores responsáveis por este avanço. Tenho convicção de que, com a consolidação de práticas de Gestão e Governança, potencializamos nossa capacidade de entrega e conseguimos obter mais resultados".
O gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Governança, Ideraldo Bonafé, destaca a importância do processo avaliativo para identificar o atual cenário da empresa e definir objetivos claros. Segundo ele, o Guia é uma ferramenta valiosa que fornece elementos para o aperfeiçoamento das práticas de gestão, preparando a MTI para enfrentar desafios futuros e alcançar resultados cada vez mais expressivos.
O Guia do TCU contém critérios de avaliação de gestão, como liderança, estratégia, controle, gestão de pessoas, gestão de TI, contratações e orçamento. Cada um desses critérios contempla um conjunto de questões que representam recomendações de práticas em governança e gestão.
A avaliação é feita por meio de estágios, sendo eles:
Estágio 1 – Inicial: intervalo de nota – 0% a 39,99%
Estágio 2 – Intermediário: intervalo de nota – 40% a 70%
Estágio 3 – Aprimorado: intervalo de nota – 70,01% a 100%
Nos últimos anos, a MTI tem apresentado melhorias significativas em suas práticas de gestão, como pode ser visto nas notas alcançadas:
Avaliação 2020: 39% – Estágio 1 – Inicial
Avaliação 2021: 43% – Estágio 2 – Intermediário
Avaliação 2022: 54% – Estágio 2 – Intermediário
Avaliação 2023: 67% – Estágio 2 – Intermediário
Esse processo é essencial para a identificação de oportunidades de melhorias da empresa, que são priorizadas, executadas e monitoradas ao longo do ano, visando aprimorar a gestão e os serviços prestados pela empresa. Com esse tipo de iniciativa, a MTI busca fortalecer sua posição como referência de TIC em Mato Grosso e contribuir para o desenvolvimento do estado.
Segundo o presidente da MTI, Cleberson Gomes, a empresa tem consciência de que ainda há muito a melhorar, mas é inegável o avanço em suas práticas de Governança e Gestão, como demonstra o conceituado índice idealizado pelo TCU. E destaca, "parabenizo todos os colaboradores da MTI, que são os maiores responsáveis por este avanço. Tenho convicção de que, com a consolidação de práticas de Gestão e Governança, potencializamos nossa capacidade de entrega e conseguimos obter mais resultados".