A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) participou, no último sábado (19.08), do 1° Seminário MTI e FIC_DEV, apresentando aos alunos do curso de Formação Inicial e Continuada de Desenvolvedores de Sistemas (FIC_DEV) sobre a empresa e seus projetos tecnológicos para o Estado. O evento foi realizado no Cine Teatro Cuiabá.
O FIC_DEV é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, promovido através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a MTI.
Dividido em três trilhas de formação - Java, Genexus e Nodejs/React - o curso ofereceu um total de 270 vagas. Dentre os participantes, os 50 melhores alunos terão a oportunidade de atuar como estagiários bolsistas na MTI.
No encontro, Cleberson Gomes, presidente da MTI, explicou a trajetória de 50 anos da empresa e os novos modelos de parcerias, que permitem que a MTI trabalhe em conjunto com empresas de renome internacional, buscando atender melhor às demandas do Estado.
Robson Dias, Gerente da Unidade de Gestão de Solução de Software e Sustentação (UGSOF), e Sócrates Farias, Gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Projetos e Governo Digital (UGPGD), apresentaram soluções de software desenvolvidas pela MTI. Para cada solução foi explicada a sua aplicabilidade no Estado, assim como as tecnologias utilizadas, ferramentas de apoio ao desenvolvimento e o destaque na adoção de microsserviços.
A ideia central do evento foi transmitir, de maneira dinâmica, como os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos seis meses de curso e a contribuição que essas tecnologias representam para o progresso do Estado de Mato Grosso.
O presidente Cleberson Gomes expressou a expectativa da MTI em acolher em breve os estagiários, afirmando: “É muito gratificante para nós proporcionar um ambiente onde esses estudantes possam aprimorar suas habilidades profissionais. Eles terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos práticos, fortalecendo sua formação e, ao mesmo tempo, contribuindo ativamente para o avanço tecnológico do nosso Estado."
Cleberson também ressaltou a magnitude desse projeto, que promete influenciar positivamente a trajetória dos estudantes: "É recompensador fazer parte de um projeto que tem o potencial de transformar a vida desses jovens. E isso é reflexo da visão realizadora do Governador Mauro Mendes e da colaboração entre as entidades envolvidas (SECITECI, UNEMAT, MTI), o que viabilizou a concretização dessa significativa iniciativa.
O professor e doutor, Robson Gomes de Melo, do Centro de Inovação de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (RISC) da Unemat, salientou a singularidade do projeto: “O governador Mauro Mendes proporcionou bolsas de estudo para os 50 melhores alunos. Foram mais de 5 mil inscrições, que passaram por um processo seletivo para preencher as 270 vagas do curso.” O professor enfatizou que eventos como o seminário não apenas promovem integração, mas aproximam os estudantes da MTI, preparando-os para o ambiente profissional com maior motivação e um entendimento aprofundado da área de atuação.