Notícias

Voltar Gerente da MTI aborda “Ecossistema de Governo Digital de Mato Grosso” em palestra na UFMT


23 de Março de 2023 às 09:53
Gerente de Unidade Estratégica da MTI apresentou o caminho de criação utilizado, baseado nas melhores práticas mundiais
Uathane Aguiar | MTI


Canal Youtube ICUFMT
A | A

O gerente de Unidade de Gestão Estratégica de Projetos e Governo Digital (UGPGD), Sócrates Farias de Barros, palestrou nesta quarta-feira (22.03) sobre “Ecossistema de Governo Digital de Mato Grosso: O caminho para criação de um ecossistema de governo digital baseado nas melhores práticas mundiais” para alunos do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso. O evento foi realizado de forma virtual na plataforma digital YouTube.

Sócrates apresentou aos estudantes o trabalho que a MTI vem realizando nos últimos anos no ecossistema de Governo Digital em Mato Grosso. O gerente lembrou que “tudo começou a partir do momento em que o governo apresentou a preocupação em aprimorar as diretrizes estratégicas para melhorar a prestação de serviços aos cidadãos. Foi esse o primeiro passo dado para a transformação digital nos serviços do Estado”.

Ao falar dos 50 anos da MTI, o gerente enfatizou o importante papel da empresa para o Estado “A nossa missão segue em prover soluções de TIC para a transformação digital do governo e melhoria da vida do cidadão”, disse. 

Ao longo da palestra, o gerente destacou a criação da Plataforma de Transformação Digital, para a qual, em 2019, a MTI firmou a primeira parceria estratégica com a RW3 Tecnologia, representante da Google no Brasil, com base na Lei das Estatais (n° 13.303/2016) em Mato Grosso.

“Nesse primeiro momento, o principal problema identificado foi saber onde estavam os serviços, pois existia uma proliferação de portais web desconexos, serviços presenciais com filas e apps independentes. Processar essa complexidade e entregar a facilidade para o cidadão foi o nosso primeiro passo”, declarou.

O objetivo fundamental da Plataforma é integrar o governo e aproximar o cidadão. “Ao mudar o conceito para ‘One-stop-shop’ mudamos a perspectiva do cidadão, pois, agora ao invés de ter vários sites e portais, eles encontram tudo em um único sistema”.

Atualmente, a plataforma caminha para o ecossistema de governo digital baseado nas melhores práticas mundiais. Além dos elementos digitais (Bases de Dados Digitais, Interoperabilidade, Identidade Digital, Canal de Atendimento, Cibersegurança e Soluções Setoriais), traz também, os elementos governamentais (Legislação e Regulamentação, Organizações Sustentáveis, Framework de Integração e Plano de Estado) para que, assim, os elementos digitais possam funcionar.

“Tudo o que se vê em Mato Grosso, no sentido de serviços públicos para o cidadão, é baseado na Estônia. Usamos a mesma tecnologia, o mesmo conceito e o mesmo entendimento que se pratica nos estados e países mais digitais do mundo”, comentou.

Na oportunidade, o gerente também explicou sobre a segurança utilizada no MT.Id, MT Login, o novo portal do MT.gov.br, MT Cidadão e o X-Via, que garante a autonomia de cada entidade participante, tornando o ambiente padronizado porém descentralizado.

“Mato-grosso está na vanguarda do Governo Digital no país. Quando iniciamos esse projeto, o nosso Estado ocupava a 23ª posição no ranking de oferta de serviços públicos digitais no Brasil. Logo após, ao implementar o projeto, em 2021, saltamos para 12ª posição, ou seja, tivemos um salto muito grande. A nossa meta é continuar com as melhorias e alcançar o top 5 nesse ranking”, enfatizou Sócrates.

Sobre as novidades, mencionou que em breve será lançada a versão 3.0 do MT Cidadão no qual será muito mais fluida e já conectada com a carta de serviços, acelerando assim a entrega para o cidadão. “Temos uma equipe focada nesse projeto, a qual eu faço parte, juntos trabalhamos para sustentar, evoluir e melhorar os produtos que estão nesse ecossistema”, finalizou.

A apresentação foi acompanhada pela professora de TI e gerente da incubadora Priante de Empreendedorismo, Incubação e Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Mato Grosso (EIT-UFMT), Patricia Cristiane de Souza, que fez a abertura do encontro. 

Após a apresentação, Sócrates tirou dúvidas e esclareceu questionamentos realizados pelos participantes sobre os assuntos abordados na palestra.

Confira a palestra completa aqui.