Ouvidoria Setorial da MTI apresenta relatório anual e reforça os Canais de Atendimento disponíveis para o cidadão
16 de Março de 2023 às 08:23
Em 2022, a Ouvidoria da MTI teve uma grande redução de chamados registrados

Neste 16 de março comemora-se o Dia Nacional do Ouvidor, instituído pela Lei nº 12.632/2012. Nesta data, no ano de 1995, foi criada a ABO (Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman), em João Pessoa, na Paraíba.
Visando aumentar a transparência e o acesso à informação, a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) através da Ouvidoria Setorial utiliza o sistema Fale Cidadão para recebimento e tratamento das demandas dos mato-grossenses, e este sistema, além de estar disponível no site da empresa, pode ser acessado pelo site da Ouvidoria Geral de Mato Grosso ou pelo APP MT Cidadão. Todas as manifestações são cadastradas no Fale Cidadão, diretamente pelo usuário ou pela equipe de Ouvidoria caso a manifestação chegue por outros meios como: telefone, carta, atendimento presencial.
Em 2022, a Ouvidoria da MTI teve uma grande redução de chamados registrados se comparado ao ano de 2021, sendo um total de 210 mensagens. As principais demandas estão relacionadas ao aplicativo MT Cidadão, a solicitações diversas, a reclamações e denúncias. Das pessoas que utilizaram os serviços da Ouvidoria Setorial da MTI, neste período, e responderam a pesquisa de satisfação, 73,68% se sentiram satisfeitas ou muito satisfeitas com o atendimento.
“A Ouvidoria é uma importante ferramenta de participação social, por meio dela o cidadão pode atuar ativamente na administração pública, propondo melhorias e soluções, fiscalizando, solicitando informações e reclamando. O relatório de gestão de Ouvidoria é um importante documento que demonstra, a todos os interessados, dados importantes sobre essas participações e manifestações recebidas, e para os gestores é um importante instrumento de aprimoramento dos serviços da empresa", destacou a assistente de Ouvidoria e Transparência da MTI, Maraporacayama Reis .
Em 2020, foi criado um canal de atendimento exclusivo para recebimento de demandas referentes ao aplicativo MT Cidadão, entretanto os usuários ainda procuram inicialmente a Ouvidoria para solucionar os problemas.
Cleberson Gomes, presidente-interino da MTI, ressalta o importante papel que as Ouvidorias têm para apoiar a transformação digital e direcionar as melhorias para a Empresa, “A função da ouvidoria vai muito além de simplesmente receber reclamações, ela tem um papel importante na transformação digital do Estado, pois ela pode ser um canal direto para entender as reais demandas do cidadão e direcionar as políticas públicas, além de apoiar nas soluções de conflitos, orientando os cidadãos, contribuindo no processo de acessibilidade e tratando com imparcialidade as resoluções dos problemas. Por isso, buscamos sempre ‘ouvir e servir’ o cidadão, através da Ouvidoria Setorial”.
Vale destacar que no ano passado o aplicativo MT Cidadão obteve um total de 24.458.265 de acessos, com 111 serviços disponíveis. O trabalho da Ouvidoria Setorial da MTI, realizado nos últimos anos, pode ser acessado (aqui).
Canais de atendimento
Além do Fale Cidadão, você pode encaminhar a sua manifestação para os seguintes canais de atendimento:
Telefones: 162 (ligação local) ou 0800-647-1520 (discagem gratuita), as mensagens são transportadas para o sistema Fale Cidadão
E-mail: ouvidoria@mti.mt.gov.br
App MT Cidadão: www.mtcidadao.mt.gov.br
Ouv-Zap: (65) 98476-6548 e/ou (65) 99675-6131, recebe textos, fotografias e vídeos, e as demandas são transportadas para o sistema Fale Cidadão.
Ouvidoria Day
Em comemoração, a Unidade de Ouvidoria e Transparência da MTI, composta pelo Ouvidor e pelo Auxiliar Administrativo, participará do evento online direcionado a membros de ouvidorias públicas estaduais e municipais, Ouvidoria Day, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), das 9h às 11h30 pelo canal do TCE-MT no YouTube (Clique aqui). As inscrições deverão ser feitas aqui, com direito a certificado de participação.