Notícias

Voltar Nova campanha de comunicação interna busca integração dos setores


31 de Janeiro de 2023 às 15:43
Iniciativa é da MTI, por meio da Ugeip (Unidade de Gestão Estratégica de Inovação e Parcerias) e Unidade de Gestão de Pessoas (UGPES)


Documento UGEIP-MTI
A | A

Novos layouts para fundo de tela de computador, avisos de e-mail diferenciados, posts totalmente voltados para os colaboradores nas redes sociais com mensagens focadas em engajamento. A partir de hoje (31,01), os colaboradores da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) conhecerão a campanha “MTI+”, uma iniciativa da MTI, por meio da Ugeip (Unidade de Gestão Estratégica de Inovação e Parcerias) e Unidade de Gestão de Pessoas (UGPES), que busca de uma comunicação interna unificada entre os colaboradores.

De acordo com o diretor-presidente da MTI, Cleberson Gomes, promover a integração de setores é um investimento desafiador. “O retorno vem na forma de engajamento, boas relações de trabalho, inovação e crescimento para o time e a organização como um todo”, afirma o presidente, que abraçou a nova campanha.

O projeto “MTI+” tem como objetivo oferecer aos servidores bases para formação de uma cadeia de cooperação dentro do ambiente de trabalho. O benefício imediato é a simplificação dos processos gerenciais  e o norteamento das ações previstas para trazer ganho na agilidade da comunicação interna e na solução de problemas. O projeto foi aprovado pela mesa diretora da MTI.

Segundo o gerente da Ugeip, Paulo Macedo, cada mês terá um tema diferente abordado por profissionais tanto da empresa quanto de fora. “Os colaboradores terão a chance de interagir com pessoas diferentes, o que promove amadurecimento e aprendizagem. Além disso, profissionais com especialidades variadas têm experiência em áreas distintas. Cada um pode contribuir com um conhecimento diferente. Isso permite o desenvolvimento de um trabalho mais rico e interdisciplinar, que atende às amplas necessidades estratégicas e práticas da organização”, explica Macedo.

Engajamento será o tema de fevereiro, seguido por Cooperação, em março. Além das mensagens serem divulgadas nos canais de Comunicação Interna, a MTI passa a ter dois eventos para que os temas sejam debatidos e desenvolvidos com os colaboradores: o “Café Tech”, com participação de palestrante interno, e o “Tech Talk”, com a presença de um palestrante de outra instituição/empresa.  

 

“Essa dinâmica irá atender expectativas de crescimento pessoal e, principalmente, profissional, trazendo melhores resultados para a nossa empresa. Quando a empresa possui recursos efetivos de comunicação, ela consegue transmitir melhor a informação, o que facilita a aproximação e otimiza os processos. Afinal, se os colaboradores são bem informados, eles também são mais engajados e capazes de desenvolver boas estratégias de atuação”, pondera Paulo, que enfatiza que é necessário que cada servidor se pergunte: o que o tema realmente traz de reflexão e contribuição para as nossas atividades diárias e para a colaboração na empresa.

Conforme Paulo, investir em ferramentas tecnológicas é fundamental para fortalecer o vínculo entre os setores. Pode ser uma rede social corporativa, um software ou alguma estratégia para que os trabalhadores de áreas diferentes possam interagir mais uns com os outros. “São essas diversidades que permitem o enriquecimento do trabalho, a formação de estratégias mais construtivas e propostas mais integradas. A integração só acontece a partir de uma mudança de atitude do negócio e também das lideranças de unidades e gerências”, avaliou Macedo.

Conheça alguns benefícios da integração de setores:

  • Ganho de produtividade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Facilitação de uma cultura de inovação a partir do intercâmbio de ideias entre diferentes tipos de habilidades e visões;
  • Aumento da satisfação dos clientes, que passam a perceber mais eficiência no dia a dia do negócio;
  • Atração e retenção de talentos com potencial colaborativo e com facilidade de trabalhar em equipe;
  • Criação de planos de ação conjuntos entre departamentos para fortalecer a competitividade;
  • Diferenciação da concorrência, o que pode reverter em mais lucratividade.

O calendário foi elaborado pela UGEIP, com apoio da GPIN (Gerência de Parceria e Inovação e da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASSCOM).

Acesse aqui a Campanha MTI+