Notícias

Voltar CGE reconhece empenho da MTI na conquista do Selo Ouro


01 de Dezembro de 2022 às 18:00
Controlador-Geral do Estado esteve na MTI para destacar a parceria


Controlador-Geral do Estado esteve na MTI para destacar a parceria - Foto por: Ligiani Silveira - CGE/MT
Controlador-Geral do Estado esteve na MTI para destacar a parceria
A | A

O secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, esteve na quarta-feira (30.11) na Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) para destacar a parceria com a entidade na conquista do Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

“A MTI teve um papel muito importante nessa conquista porque, apesar de a CGE coordenar o Portal Transparência, a implementação técnica depende do trabalho da MTI. Por isso, nada mais justo do que reconhecer o empenho da MTI nas melhorias do Portal Transparência, em especial para atender os requisitos do Programa Nacional de Transparência Pública”, observou o titular da CGE-MT.

Satisfeito com o reconhecimento, o diretor-presidente da MTI, Cleberson Antônio Sávio Gomes, destacou que a empresa está imbuída no propósito do Estado de aprimorar a transparência das informações públicas. “Ficamos felizes em contribuir com a conquista para o Estado de Mato Grosso. Reiteramos o nosso compromisso de melhorar cada vez mais o Portal Transparência para que possamos chegar ao Selo Diamante”, comentou.

Nesse contexto, outro desafio iminente é o desenvolvimento do novo Portal Transparência de Mato Grosso, tendo como referência o Portal Transparência de Santa Catarina. “Temos procurado cada vez mais estar mais estruturados para dar mais qualidade e celeridade às demandas”, destacou o diretor-presidente da MTI.

Na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública, o Portal Transparência de Mato Grosso alcançou o índice de 92,19%, o quinto melhor do país. A média nacional entre os Poderes Executivos Estaduais foi de 82,53%. Só quem ultrapassou o índice de 75% recebeu selos: Diamante (95% a 100%), Ouro (85% a 94%) e Prata (75% a 84%).

Para o secretário-controlador geral do Estado, o resultado demonstra que Mato Grosso está no caminho certo no fomento à cultura da transparência.

“Como órgão central de transparência, a CGE, por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência, tem procurado capacitar e sensibilizar os agentes públicos de que a regra é a transparência e o sigilo é a exceção”, observou.

É que a transparência não é responsabilidade somente da CGE, mas de cada secretaria e entidade do Poder Executivo no fornecimento de informações precisas, compreensíveis, atualizadas e íntegras.

“O mérito da conquista do Selo Ouro é de todos os órgãos estaduais ao entenderem que o acesso à informação é um direito do cidadão. Mas, também, não podemos deixar de destacar o relevante trabalho da equipe da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE, de acompanhar, cobrar, reiterar e insistir com os órgãos na implementação da política de acesso à informação”, acentuou o chefe da Controladoria. 

Estiveram também na reunião entre o controlador-geral e o presidente da MTI: a analista administrativa Aline Landini, da Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE, e o analista de tecnologia da informação Evaristo Georgio Fava, da Gerência Comercial da MTI.