Notícias

Voltar Mato Grosso recebe visita da delegação do Piauí por se destacar em transformação digital


21 de Outubro de 2022 às 13:45
Os representantes do Governo do Piauí conheceram a operacionalização dos sistemas utilizados pelo Governo de Mato Grosso
Thaís Olegário e Lorrana Carvalho | MTI e Sefaz-MT


Thaís Olegário
A | A

Mato Grosso recebeu, na última semana, uma delegação do Governo do Piauí, que veio ao estado para conhecer o processo de digitalização dos serviços públicos, implementado pelo Governo Estadual. Além da troca de experiências, a visita serviu para fortalecer ainda mais os laços técnicos e institucionais entre os dois Estados.

Integravam a missão piauiense a presidente da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto; o diretor de tecnologia da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Luciano Monteiro; o diretor de inovação da Agência Investe Piauí, Christian Roos Paz; e o presidente da Agência Investe Piauí, Victor Hugo Almeida. Eles visitaram a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), as secretarias de Fazenda (Sefaz), de Infraestrutura (Sinfra) e a Casa Civil.

O diretor de inovação da Investe Piauí, Christian Roos Paz, explica que o Governo piauiense quer elevar o Estado a patamares internacionais de transformação digital e, por isso, tem buscado as melhores práticas e tecnologias já testadas, como as de Mato Grosso. “Mato Grosso é destaque nacional em transformação digital e tivemos a oportunidade, em visita oficial, de conhecer como funciona na prática, como a interoperabilidade de sistemas”, afirma Christian.

O diretor-presidente interino da MTI, Cleberson Antônio Sávio Gomes, explica que a MTI é uma das empresas pioneiras no Brasil a adotar a tecnologia X-Road, da Estônia, conhecida como X-Via no estado. Por isso, Mato Grosso acaba sendo referência no país na aplicação desta tecnologia.

“Conseguimos demonstrar um conjunto de soluções, que pode atender tanto o nosso Estado como os demais. A MTI está de portas abertas para compartilhar conhecimento, estratégias, soluções e inovações, que vêm sendo implantados, com sucesso, diante dos desafios e impactos da transformação digital em Mato Grosso”, disse.

Durante sua passagem por Mato Grosso, os representantes do Governo do Piauí estiveram reunidos com o secretário de Fazenda, Fábio Pimenta. O encontro foi em 10 de outubro, quando conheceu a experiência da Sefaz como usuária final nas questões de interoperabilidade, oferecidas por meio do X-Via.

“O X-Via possibilita a comunicação de ponta a ponta, utilizando os dados distribuídos por meio de conexões seguras e permite uma comunicação com os usuários de todos os órgãos do Estado e de outros Poderes. Estamos trabalhando na governança institucional para estabelecer a melhor forma de aplicá-la e trazer resultados imediatos”, disse o secretário de Fazenda, Fábio Pimenta.

O gestor destacou, ainda, que a Sefaz conta hoje com mais de 300 projetos em andamento e está priorizando os que trazem melhorias imediatas para os usuários. Para trabalhar este processo de transformação digital dentro pasta fazendária, foi criada, no início deste ano, uma adjunta especializada em tecnologia e inovação digital - a Secretaria Adjunta de Transformação Digital e Inovação Fazendária (STDI).

Participaram da reunião na Sefaz o chefe do NGER, Nelson Viana; o chefe da Unidade Estratégica de Gestão de Projetos, Valnei Moreira; e o superintendente de Serviços Digitais, Ricardo Crudo. O assessor especial da Casa Civil Gastão Conselvan também esteve presente.

Avanço no ranking

Mato Grosso é o terceiro estado que mais avançou no ranking de oferta de serviços públicos digitais em relação a 2020. É o que apontou o Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, levantamento organizado pela ABEP-TIC, com o apoio da Secretaria de Governo Digital, vinculada ao Ministério da Economia.

O índice mensura os principais serviços públicos oferecidos pelos Governos Estaduais e Distrital disponibilizados por meios digitais, verificando se estão em conformidade com as Leis Federais 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário do Serviço Público), 13.726/2018 (Desburocratização e Simplificação) e 14.129/2021 (Governo Digital e Eficiência Pública). O estudo analisou três dimensões: Capacidades para a oferta digital de serviços, Oferta de serviços digitais e Regulamentação sobre modernização para a oferta de serviços públicos.

No ranking geral, Mato Grosso subiu 12 posições desde o último levantamento, realizado em 2020, passando a ocupar a 12ª colocação. De 0 a 100, o Estado alcançou 55,50 pontos. O Rio Grande do Sul foi apontado como o estado com a melhor oferta de serviços públicos digitais.