Notícias

Voltar MTI identifica oportunidades de melhorias e inicia plano de ação da empresa


07 de Agosto de 2020 às 15:13
O plano é criado com base no diagnóstico do processo de autoavaliação da gestão disponibilizado pelo TCU
Gustavo Nascimento | MTI


A | A

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) colocou em prática um plano de ação de gestão e oportunidades da instituição. Essa implementação faz parte do processo de autoavaliação de gestão, que visa aperfeiçoar as práticas de gestão e governança e, consequentemente, melhorar a entrega de serviços e produtos aos cidadãos. Esta ação também integra o Plano Estratégico da Empresa.

Para realizar um diagnóstico completo, a MTI adotou a metodologia disponibilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que também é aplicada em diversos órgãos, empresas públicas e autarquias de todo o país.

Essa metodologia leva à produção de um relatório integrado com os seguintes índices: IGG (índice integrado de governança e gestão públicas), iGovPub (índice de governança pública), iGestPessoas (índice de capacidade em gestão de pessoas), iGestTI (índice de capacidade em gestão de TI) e iGestContrat (índice de capacidade em gestão de contratos).

Coordenada pela Vice-Presidência, através da Unidade de Gestão Estratégica de Governança (UGGOV) da MTI, as atividades da autoavaliação do ciclo 2020 iniciaram no mês de março. Em seguida, a UGGOV capacitou os funcionários e colaboradores designados para serem os avaliadores.

Os avaliadores foram separados em grupos para analisar todos os setores e unidades da MTI, por meio da aplicação dos questionários desenvolvidos pelo TCU. O material foi avaliado pelo Comitê Gestor e pela Diretoria Executiva da MTI, que também realiza os devidos apontamentos.

Com base neste diagnóstico, a empresa cria um plano de ação para atuar nas oportunidades de melhoria apontadas e, assim, elevar os índices de gestão da empresa.

Ao todo, foram verificadas 207 oportunidades de melhoria que serão objeto de atuação em 2020 e 2021.

De acordo com a autoavaliação, atualmente, a MTI encontra-se no estágio inicial da classificação de gestão apontada pelo Guia do TCU. A expectativa é que com a aplicação do plano de ação de melhorias, a empresa avance para o nível intermediário no próximo ano, até chegar ao nível avançado em 2023.