MTI desenvolve plataforma digital para videoaulas para os alunos da rede estadual durante isolamento social
15 de Abril de 2020 às 17:49
As atividades, que já estão disponíveis na plataforma digital Aprendizagem Conectada, vão auxiliar os estudantes na aprendizagem durante a suspensão das aulas

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) criou uma plataforma digital para videoaulas e conteúdos não presenciais para alunos da rede estadual durante o período de isolamento social. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já começou a disponibilizar os conteúdos na plataforma Aprendizagem Conectada.
A ferramenta pode ser acessada por meio de computadores, smartphones e outros dispositivos móveis durante o período de suspensão das aulas, em virtude do isolamento social para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus. A suspensão das aulas foi prorrogada até o dia 30 de abril pelo Governo do Estado conforme o Decreto Nº 432.
De acordo com o diretor presidente da MTI, Kleber Galdino, neste momento a tecnologia é fundamental para fortalecer a nossa educação e ajudar os nossos alunos a se manterem ativos durante o isolamento social.
Conforme a Seduc, as atividades escolares serão produzidas semanalmente, enquanto houver a suspensão das aulas, para os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio, nas diversas modalidades e áreas de conhecimento.
Ainda serão disponibilizados vídeos, jogos, leituras, videoaulas, uma série de atividades diversificadas para que o aluno possa utilizar seu tempo de isolamento social, aprendendo. O aluno deve acessar o endereço eletrônico www.aprendizagemconectada.mt.gov.br ou o site da Seduc.
A própria plataforma conta com uma sessão com as principais orientações para os estudantes, pais e professores poderem utilizar esta à ferramenta.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a participação dos pais nesse processo é de fundamental importância para motivar e incentivar os filhos.
“São materiais didáticos importantes para ajudar na aprendizagem dos alunos nesse período em que estão em casa. Quando essas atividades são feitas com o acompanhamento dos pais ou responsáveis, o resultado é mais positivo”, ressaltou.
Os jovens poderão estudar utilizando a plataforma pelo celular ou pelo computador (com acesso à internet) e fazer as atividades em um caderno à parte. Para aqueles os estudantes que não tiverem acesso à internet, os materiais impressos serão disponibilizados pelas unidades escolares e assessorias pedagógicas.