12 de Dezembro de 2019 às 15:32
A capacitação foi conduzida por Geraldo Loureiro, diretor do Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP).

Responsáveis por unidades e gerências da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) participaram nesta semana de uma capacitação sobre governança pública, a fim de melhorar a qualidade dos processos, ampliar os resultados e expandir a prestação de serviços à administração pública e à sociedade.
A capacitação foi conduzida por Geraldo Loureiro, diretor do Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), que explicou sobre os conceitos de governança no setor público, governança corporativa e governança de tecnologia da informação (TI), além do gerenciamento de TI.
Ele também esclareceu sobre as distinções entre vários conceitos relacionados a governança e gerenciamento. Segundo ele, a governança olha para o futuro e para as ações externas, enquanto a gestão olha internamente para fazer com que os objetivos estratégicos avancem. “Qualquer estrutura de governança só existe para criar valor e entregar resultados”, reforçou.
Ainda segundo Loureiro, os problemas de governança e gestão nos órgãos do setor público geram impacto diretamente nos serviços ao cidadão. “Acredito muito que só conseguimos mudar o país se mudarmos a governança. A governança pública é a chave para esse processo de mudança. Por mais que todos estejam cientes da necessidade de mudar, a governança tem que ajudar nesse processo, caso contrário não há avanços”, disse.
Para o vice-presidente da MTI, Cleberson Gomes, a governança tem papel fundamental para que a MTI consiga avançar para a melhoria de sua gestão, especialmente neste momento em que há uma crescente demanda pelos serviços da empresa - e em que a MTI precisa comprovar sua viabilidade.
“Espero que cada um aqui, dentro da sua equipe, seja esse indutor da transformação, para que nós possamos fazer a MTI alcançar os resultados. Temos dado pequenos, mas importantes passos na direção correta”, encerrou.