05 de Novembro de 2019 às 16:15
O projeto atende a um pedido do gabinete da primeira-dama Virginia Mendes

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) deu início ao programa denominado “Innovation Day” e já está desenvolvendo um projeto de tecnologia voltado à área social. O projeto atende a um pedido do gabinete da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.
O “Innovation Day” foi instituído para alavancar as ideias de inovação na MTI e proporcionar novas soluções de tecnologia aos clientes, especialmente à administração pública. O programa permite que os colaboradores possam dedicar 20% do tempo de trabalho semanal para pensar e implementar novos projetos estratégicos de inovação.
Na prática, os colaboradores têm um dia da semana para se dedicar aos projetos de seu interesse, desde que tenham relevância para a empresa. A primeira reunião de trabalho do “Innovation Day” ocorreu na sexta-feira (1º.11), quando uma equipe de cinco analistas de TI e desenvolvedores se reuniu para implementar esse primeiro projeto, destinado à área social. Outras reuniões ainda devem ocorrer para a conclusão e entrega do projeto.
Paralelo a este trabalho, outros projetos poderão ser desenvolvidos sem prejudicar os produtos e serviços que a MTI já mantém. Para isso, basta que os colaboradores da MTI participem do “Innovation Day” – sugerindo ideias de novos projetos ou colaborando no desenvolvimento de projetos dos colegas.
A Unidade de Gestão Estratégica de Inovação da MTI é quem tem capitalizado as ideias de novos projetos. Uma vez sugerida, as ideias são analisadas, aprovadas e priorizadas pela Diretoria Executiva. São aprovados somente os projetos factíveis de execução dentro de um prazo de três meses - e que tenham relação com as atividades da MTI.
Após os projetos aprovados, a Unidade de Gestão Estratégica de Inovação define um líder da equipe, que pode ser o autor da ideia ou não. Na sequência, a Unidade divulga aos colaboradores da MTI as vagas e perfis necessários para formação da equipe de implementação.
Podem se candidatar todos os colaboradores que se encaixem no perfil procurado – inclusive os colaboradores que estiverem cedidos para outros órgãos. A seleção dos candidatos para compor cada equipe de projeto é feita pela Unidade de Gestão Estratégica de Inovação.
A participação da equipe selecionada para o projeto deve ser autorizada pela Diretoria Executiva e todos os projetos devem ser desenvolvidos utilizando conceitos de metodologia ágil.