Notícias

Voltar Ouvidoria da MTI participa de curso da CGU sobre tratamento de denúncias


22 de Outubro de 2019 às 12:24
A capacitação faz parte do Programa de Formação Continuada em Ouvidorias, coordenada pela Ouvidora-Geral da União.
Karine Miranda | MTI


Ouvidoria da MTI participa de curso da CGU sobre tratamento de denúncias - Foto por: Juliene Leite/CGE-MT
Ouvidoria da MTI participa de curso da CGU sobre tratamento de denúncias
A | A

A ouvidora da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Marilei Silva, participou de uma capacitação sobre “Tratamento de Denúncias em Ouvidoria”, realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Cuiabá. A intenção foi aperfeiçoar, garantir o controle e a participação social, além da prestação de serviços ofertados pelos profissionais da área.

A capacitação faz parte do Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (PROFOCO), coordenada pela Ouvidora-Geral da União (OGU/CGU), a fim de melhorar as ações de educação e estimular a inovação e a capacidade de atuação dos profissionais de ouvidoria.

O curso foi divido em três módulos e conduzido pelo ouvidor da CGU, Cláudio Hermann Domingos Magalhães, e pelo responsável do Núcleo de Ações e Prevenção da Corrupção (NAOP-MT), Ícaro de Almeida Fernandes.

Durante a capacitação, eles reforçaram a importância da capacitação com foco no fortalecimento e aperfeiçoamento dos trabalhos já desenvolvidos pelas ouvidorias, considerando as mudanças na legislação que atribuíram mais responsabilidades às ouvidorias públicas e asseguraram efetivamente a participação popular.

“A ouvidoria pública é a instância de participação e controle social, responsável por interagir com os usuários. A ouvidoria tem a responsabilidade de fazer a análise das denúncias e manifestações que são recebidas de forma criteriosa e depois encaminhar para os setores competentes. Assegurando o respeito ao sigilo, aos direitos constitucionais e o combate de irregularidades e da corrupção”, destacou o ouvidor da CGU.

Para a ouvidora Marilei Silva, a capacitação foi importante para que se possa continuar com mais eficiência o trabalho realizado no órgão. Atualmente, a Ouvidoria da MTI mantém os três tipos de canais de comunicação direto com a empresa. Estão disponíveis os acessos pelo site da MTI, pelo telefone 3644-3465, ou ainda via e-mail: ouvidoria@mti.mt.gov.br.

“Nessa capacitação foi abordada a importância do tratamento no recebimento das denúncias, principalmente nas ouvidorias públicas, como uma boa gestora, que visa à participação do cidadão e o controle social. Uma ouvidoria moderna trabalha com foco na gestão, transformando conhecimento em informação”, disse.

Além da MTI, participaram da capacitação os servidores da Superintendência de Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), os agentes públicos que atuam nas ouvidorias dos órgãos estaduais, das prefeituras municipais de Mato Grosso, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

(Com informações da CGE)