Notícias

Voltar Analista da MTI participa de maior evento de ‘agilidade’ do Brasil


19 de Setembro de 2019 às 11:39
O objetivo foi aprender ainda mais e disseminar a cultura ágil na MTI a fim de obter melhores resultados no menor tempo.
Karine Miranda | MTI


Analista da MTI participa de maior evento de ‘agilidade’ do Brasil - Foto por: Assessoria/MTI
Analista da MTI participa de maior evento de ‘agilidade’ do Brasil
A | A

A fim de aprender ainda mais e disseminar a cultura ágil na Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), o gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Projetos da empresa, Sócrates Barros, participou do evento Agile Brazil, que é a maior convenção sobre métodos ágeis do país. O evento ocorreu em Belo Horizonte (MG), durante três dias.

Na ocasião foram realizadas diversas palestras e debates sobre transformação ágil –  que é pautada na colaboração, comprometimento e mudança cultural –, sendo considerada uma oportunidade de troca de experiências e de conhecer o que outras empresas e organizações estão fazendo para fomentar a cultura ágil, especialmente no setor público.

“As palestras que assisti foram justamente relacionadas às formas como o serviço público está usando a cultura ágil para resolver os problemas - e suas experiências positivas. Ser 'ágil' é conseguir se adaptar ao cenário que se está vivenciando e entregar mais rápido dentro daquele cenário”, disse.

Ainda segundo Sócrates, o ponto importante é a necessidade de se buscar um produto mínimo viável (MVP, na sigla em inglês), ou seja, a versão mais enxuta de um produto que pode ser disponibilizada para o negócio.  Assim, consegue-se entregar o essencial, com mais tempo e agregando valor para o negócio.

“O que a cultura ágil prega é você experimentar o mais rápido possível e não ficar lá tentando imaginar como vai ser. Vai lá, faz um produto pequeno e viável e experimenta. Conforme o resultado, você vai mudar a direção ou não”, explicou.

A colaboração também desempenha papel importante no ágil, pois deixa de depender de uma única pessoa e passa a trabalhar com conceito de time. A comunicação também tem grande destaque quando trabalha com uma comunicação mais horizontal e não vertical dentro das organizações, o que permite feedbacks de gestor para equipe e da equipe para o gestor.

Além disso, o comprometimento também é peça-chave para que a cultura ágil seja implementada de maneira eficiente, pois independe do tipo de ferramenta utilizado, segundo Sócrates. “A colaboração e as decisões técnicas são mais importantes do que a hierarquia. É preciso promover o compartilhamento de conhecimento do time e não estimular essa cultura do herói, motivando uns e desmotivando o time. Transparência e colaboração são essenciais”, afirmou.

Em razão de todo o aprendizado, a expectativa agora é de implementar a cultura na MTI, segundo Sócrates.  “Meu objetivo no evento era reunir as ações de melhorias para podermos implantar na empresa, pontualmente. Temos processos rodando aqui e com o ágil podemos implantar ações de melhorias para entregar resultados mais rápidos, ainda mais neste momento em que a empresa está com equipes mais reduzidas, mas mantém as demandas", encerrou.