Notícias

Voltar MTI participa de fórum sobre tecnologia e inovação na Justiça


07 de Agosto de 2019 às 17:52
O evento ocorre durante dois dias e possui uma programação que conta com palestras e painéis com especialistas em TIC.
Karine Miranda | MTI


MTI participa de fórum sobre tecnologia e inovação na Justiça - Foto por: Assessoria/MTI
MTI participa de fórum sobre tecnologia e inovação na Justiça
A | A

Analistas da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) participam nesta quarta-feira (07.08) da 7ª Edição do Fórum de Telecomunicações, Inovação e Tecnologia da Informação (TIC) na Justiça, realizada para discutir boas práticas de gestão na área de TIC no Poder Judiciário, além de promover a troca de conhecimentos entre especialistas da área.

O evento ocorre durante dois dias e possui uma programação que conta com palestras e painéis com especialistas em TIC do mercado, Poder Judiciário e Ministério Público – e é voltado prioritariamente para os servidores públicos.

Durante a abertura do evento, o diretor-presidente da MTI, Kleber Geraldino, destacou a importância da TI no serviço público e como tecnologia hoje passa por uma transformação para dar mais agilidade à tomada de decisão dos gestores e, por consequência, melhorar a prestação do serviço ao cidadão.

“Antigamente os órgãos públicos cuidavam de aquisição dos analistas de sistemas na parte de desenvolvimento. Hoje não basta só isso.  Em reuniões que participo com empresas de tecnologia do Brasil vejo que a mudança é significativa. Os analistas estão partindo à área de negócio. Vejo que é mais barato contratar fabricas de software e nos preocupar com os analistas na parte de inteligência, usando ferramentas de machine learning e de inteligência artificial”.

Ainda segundo Kleber, com essas ferramentas o gestor público consegue ter informações mais precisas e mais rápidas, diante do grande número de dados que a administração pública tem hoje. “E é nisso que a MTI tem trabalhado para trazer aos gestores: as ferramentas de inovação para que elas cheguem de forma mais rápida e precisa”, afirmou.

Diretor-presidente da MTI discursa durante abertura da 7ª edição do Fórum TIC na Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto da Rocha, também reforçou a importância da TI no serviço público, pois ela impulsiona as mudanças da vida em sociedade em todas as duas áreas.  Por isso, segundo ele, o Poder Judiciário vem investindo cada vez mais em TIC – e os resultados já estão aparecendo –, com tribunais utilizando o sistema de processo judicial eletrônico, que representa a primeira etapa do processo de transformação digital do Judiciário.  

“Nosso tribunal é um grande entusiasta das inovações tecnológicas como forma de aumentar a produtividade, ampliar a qualidade de vida de servidores e magistrados e melhorar os serviços que prestamos à sociedade”, afirmou o presidente.

O presidente lembrou ainda do empenho do Judiciário em se utilizar da tecnologia como ferramenta de trabalho e inovação, que vem desde em 1994, quando o Juizado Especial do Planalto foi o primeiro órgão do judiciário a fazer uma citação via internet do Brasil. 

“Desejo que esse evento seja profícuo e que possamos levar um pouco do que cada um tem de melhor a oferecer em prol de serviços mais céleres, acessíveis e eficientes”, encerrou.

O procurador-geral do Estado em substituição, Luis Otávio Trovo, também destacou a importância do órgão – e toda a administração pública – estarem inseridos em um ambiente tecnológico, principalmente a PGE, já que o Poder Judiciário avança cada vez mais para utilização exclusiva de serviços digitais.

“A PGE está muito preocupada com isso. Estamos com várias pessoas da nossa TI e da MTI neste evento, pois nossa busca é pela integração. As ferramentas são várias, o campo é vasto e nós do serviço público precisamos dessa integração, troca de informações, para que possamos nos preparar para fazer parte de tudo isso. Por isso agradeço por poder participar de uma solenidade como essa”, disse.

Palestra

Além de apoiar institucionalmente o evento, a MTI vai promover, em parceria com a RW3/Google, a palestra sobre “Google Cloud, Colaboração e a Contratação Direta”, ocasião em que será explicada de que forma foi formalizada a parceria com a RW3/Google, bem como quais serviços são disponibilizados.

A parceria foi a primeira realizada com base na Lei das Estatais (n° 13.303/2016) em Mato Grosso e serão ofertados diversos serviços, como solução tecnológica em ambiente de computação em nuvem, de plataforma de comunicação, compartilhamento e colaboração.

Além de Cuiabá, o evento já foi realizado em anos anteriores nas cidades do Rio de Janeiro (2018), Campo Grande (2017), Aracaju (2016), Florianópolis (2015), Belo Horizonte (2014) e Porto Alegre (2013).