Pular para o conteúdo
Voltar

Alunos da IFMT recebem Seminário da MTI sobre “Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC"

Tatiane Salles - Assessora de Comunicação MTI

Assessoria
A | A

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação – MTI, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Cáceres, realizou  seminário sobre “Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC" na cidade de Cáceres-MT. O encontro foi realizado na última quinta-feira (01/03), no auditório da IFMT, durante a 12ª edição da “Caravana da Transformação” para estudantes do curso Técnico em Informática com Habilitação em Desenvolvimento de Sistemas.

O palestrante, Mestre e Diretor de Projetos de Software da MTI, Marcos Daniel Martins Souza, discorreu sobre Governança e Gestão de TIC, enfatizou a visão profissional do mercado de trabalho de TIC e a importância do conhecimento tecnológico, em constante atualização, na formação profissional dos estudantes. No seminário for abordado o Estado da Arte inerente a Governança e Gestão de TIC e seus pilares participantes, com ênfase em Gestão de Serviços de TIC, Desenvolvimento de Software, Segurança da Informação, Gestão de Projetos de TIC, Gestão de Processos de TIC e Qualidade de Software.

“O mercado de trabalho de TIC demanda atualização tecnológica constante e especialização. A visão reportada em termos de Estado Arte e Mercado de Trabalho nos disponibiliza importante mentoriamento para decisões sobre a vida profissional e a especialização tecnológica a qual devemos nos submeter, objetivando alocação profissional em nível de excelência em um futuro próximo”, finalizou.

Segundo o professor de informática da IFMT, Eliel Regis de Lima, o seminário disponibilizou excelente atualização tecnológica para os estudantes. “Trabalhamos com fundamentos da programação, não temos acesso a todas essas ferramentas utilizadas no mercado. Foi muito importante ter a aplicação do que é realizado no governo do Estado. Hoje, os alunos podem utilizar todas essas informações para ter um direcionamento para o futuro profissional”, concluiu.

João Pedro de Campos, 18 anos, está cursando o 3º ano do Ensino Médio com Habilidade em Desenvolvimento de Sistemas, ressaltou que o seminário foi muito interessante, pois mostrou experiências externas e abriu sua visão para novas perspectivas até aquele momento desconhecidas para ele.

O presidente da MTI, Paulo Borges Junior, destacou sobre a satisfação em realizar o trabalho e colaborar com a ampliação da visão tecnológica dos estudantes. “É uma honra promover a realização desse seminário, conhecimento e informações inerentes ao ambiente tecnológico do Governo de Mato Grosso. A MTI contribui disponibilizando profissionais de excelência para mostrar a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação entre suas diversas áreas acadêmica”, concluiu o presidente.

“Avaliei a palestra como altamente intuitiva, aprendi muitas coisas, me ajudou a prover direcionamento para o meu futuro, principalmente focar no que realmente desejo me especializar. Hoje, eu saio daqui com a certeza que quero ser profissional de TI na área de Desenvolvimento de Software”, disse o estudante do 3º ano, Eduardo Henrique Assunção Ribeiro, 18 anos.

Certificado

Todos os participantes do “Seminário Governança e Gestão e Tecnologia e Comunicação – TIC” receberam o certificado digital da MTI.