MTI participa do III Fórum Meninas Digitais

Assessoria de Imprensa MTI

Servidora da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) participa do III Fórum Meninas Digitais – Regional Mato Grosso, com o tema “Mulheres na Ciência”, que tem por objetivo proporcionar momento de discussão sobre a atuação das mulheres no meio acadêmico e no mercado de trabalho. O encontro foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis-MT, no período de 04 e 05 de outubro de 2017.

A responsável Técnica por Processo de Engenharia de Software da MTI, Wannessa Fonseca, foi convidada para compor a mesa redonda que abordou o tema “Formação e atuação em carreiras de Tecnologia da Informação: desafios e oportunidades”.

“É importante o compartilhamento de experiências profissionais e acadêmicas com alunos de graduação, assim como discutir sobre oportunidades e desafios para mulheres em carreiras de Tecnologia da Informação”, conclui Wannessa Fonseca.

De acordo com o professor Waine Teixeira Júnior, um dos coordenadores do evento, tradicionalmente, a participação feminina na área das ciências exatas é reduzida. Por isso, o Fórum pretende promover discussões sobre o assunto, conferindo visibilidade à presença feminina.

“O evento também é uma oportunidade estratégica para estudantes e interessados de todos os gêneros para conhecerem áreas de atuação e entrar em contato com profissionais de grandes empresas de tecnologia do Estado de Mato Grosso e do Brasil” adiciona.

Outra mesa redonda realizada na programação foi “Desafios da formação e atuação no campo da pesquisa científica”. Além disso, foram realizados minicursos e apresentações de trabalhos na forma de publicação de artigos  e apresentação de pôsteres.

Programa Meninas Digitais

O Programa Meninas Digitais é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A comunidade Meninas Digitais Regional Mato Grosso foi criada em 2015 e tem como objetivo a realização de práticas de caráter motivacional e informativo com alunas de Ensino Médio, Ensino Fundamental e Ensino Superior no estado de Mato Grosso visando a equidade de gêneros nas carreiras e cursos da área de Computação e suas tecnologias da região, através do incentivo e promoção da participação feminina. A comunidade Meninas Digitais Regional Mato Grosso agrega diversas iniciativas e projetos parceiros do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).