Pular para o conteúdo
Voltar

Solução de Inteligência de Negócio (BI) desenvolvida pela MTI é tema de Política de Gestão Documental

Tatiane Salles - Assessora de Comunicação MTI

A | A

A Superintendência de Arquivo Público em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), promoveu a primeira reunião, de muitas outras, com 70 servidores públicos, atuantes nas áreas de arquivo e protocolo. O objetivo do encontro foi expor aos representantes de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo de Mato Grosso, medidas para melhorar a Política de Gestão Documental.

No evento, foi apresentado a solução de BI (Business Intelligence) que caracteriza ferramenta desenvolvida pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação(MTI) e implantada em parceria com a SEPLAN, objetivando prover importante insumo para  melhoraria da Gestão Pública .

O termo Business Intelligence(BI) ou Inteligência de Negócios, refere-se ao processo de coleta, análise, organização, compartilhamento e monitoramento de informações transacionais que oferecem suporte a Gestão de Negócios, onde utiliza-se conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados transacionais em informação gerencial para tomadas de decisões estratégicas e gestão organizacional.

"Os projetos de soluções de inteligência de negócio, como a inerente ao Sistema de Protocolo, fazem parte de nosso portfólio de projetos de BI, onde o objetivo maior é contribuir como a eficiência da Gestão Pública, provendo informações de inteligência de negócio que auxiliam, de forma determinante, no direcionamento das decisões dos gestores públicos", reporta o Diretor de Projetos de Software, Marcos Daniel Souza.  

“Além de explicarmos sobre o BI, o encontro também serviu para alinharmos com todos que tiveram presente, as regras de Gestão Documental, para que desta forma possamos melhorar a transparência das ações governamentais e aumentar o índice de resolutividade das demandas que o poder executivo recebe”, afirma a coordenadora de Gestão de Documentos, Lucineide Alves.