Pular para o conteúdo
Voltar

Governo estrutura programa para atrair iniciativas inovadoras

A proposta é pioneira no Estado e cumpre a determinação do governador Pedro Taques em promover a transformação da administração pública, trazendo inovação para dentro do Governo
Nayara Takahara | GAE-MT

GAE-MT
A | A

O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), trabalha na estruturação do Pitch Gov MT, programa que busca atrair iniciativas inovadoras para solucionar os desafios da administração pública. A proposta é pioneira no Estado e cumpre a determinação do governador Pedro Taques em promover a transformação da administração pública, trazendo inovação para dentro do Governo. A ação integra o plano de metas a serem cumpridas pelo GAE no Acordo de Resultados 2016.

“O Governo tem muito a aprender com a dinâmica ágil e fácil das startups e com a sua auto-orientação para solucionar problemas com foco nos clientes”, avaliou o secretário adjunto de Estruturação e Inovação do GAE, Flávio Gomes. Ele afirma que o Estado se mantém atento às soluções inovadoras que podem atender as demandas da população.

Mato Grosso tem dialogado com o Governo do Estado de São Paulo, que em setembro do ano passado lançou o Pitch Gov SP em parceria com a Associação Brasileira de Startups, buscando melhorias para a área da saúde, educação e facilidades ao cidadão. Mais de 300 empresas se cadastraram e propuseram soluções para os desafios estabelecidos pelo Executivo paulista.

“O Governo percebeu que precisava se aproximar dessas ações para solucionar problemas na administração pública, muitas vezes causados pela burocracia, pela demora. Iniciativas que as grandes empresas já utilizam há muito tempo”, pontua o assistente técnico da subsecretaria de Parcerias e Inovação do Governo de São Paulo, Eduardo Azevedo.

Em Mato Grosso, o objetivo é estruturar e executar um programa com as características locais do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Em 2015 o GAE estabeleceu uma parceria com o Startup MT, grupo que representa as startups mato-grossenses, para o mapeamento de práticas inovadoras da capital ao interior do Estado.

De acordo com o secretário Flávio Gomes, dessa parceria resultaram novas ações como o primeiro Startup Weekend Cuiabá e a mais recente, firmada com o grupo de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT), para a realização do Front In Cuiabá e Hack In Arena. “Ao fomentar ideias inovadoras que venham ao encontro das políticas públicas do Governo, além de se projetar uma carteira de novos projetos que podem ser absorvidos pelo Estado, surgem também novos programas de governo que dão sustentabilidade as iniciativas das startups”, ressalta o gestor.