Pular para o conteúdo
Voltar

A importância da informação e comunicação nas empresas

Assessoria de Comunicação - CEPROMAT

A | A

Existem varias maneiras de definir o que é Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Numa pesquisa a diversos sites, vimos que a visão dos pesquisadores, cientistas, curiosos e técnicos em T.I, não difere muito. O assunto, entretanto, tem, por conotação, seu emprego desde o princípio básico da automação dos processos de negócios das empresas. Tudo começa pela organização e métodos onde se traçam os objetivos e suas metas, custos e prazos, bem como cadastro de clientes e fornecedores, se forem o caso.

A informação e a comunicação têm seus paralelos funcionais, ou seja, se distinguem pela interpretação. Por exemplo, uma determinada informação pode ser de interesse apenas de uma determinada sessão, ou departamento ou diretoria, enquanto que uma comunicação interna se caracteriza pela unidade funcional inteira, ou seja, é de interesse de toda a empresa, pois abrange toda a sua estrutura funcional embora cada uma tenha um objetivo diferente da outra.

Uma informação pode conter instruções que buscam soluções das mais complexas às mais simples. Ela pode ser ratificadora, ou de cunho retificadora, ou, ainda, com intuito de acrescentar ou reduzir itens funcionais da empresa. Por outro lado, a ideia de comunicação dentro de uma empresa reflete na tomada de decisão de âmbito geral. Essa postura decisória envolve todos os setores da empresa, departamento, gerencia e, obviamente, diretoria.

A importância, pois, da informação no campo da comunicação é de grande importância e requer um tratamento sério assim como deve ser qualquer empresa que deseje construir uma "marca" com credibilidade no mercado empresarial. Uma informação mal transmitida, ou falsa, pode ter reflexos muito negativos dentro da empresa, tanto no que se refere ás equipes de trabalho, quanto a empresa em si com prejuízos capazes de levá-la á falência. Por conta da responsabilidade de quem a transmite e a quem ela é direcionada, o uso de equipamentos tais como os computadores e seus softwares são de extrema necessidade. Eles surgem como ferramentas auxiliadoras capazes de promover os resultados previamente programados com eficiência e eficácia.

Quanto a essa parte deste texto, iremos falar em breve sobre a importância da "A Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC".