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Dia da Gratidão: o agradecimento nos faz sentir mais conectados

Ser grato pode ajudar a construir resiliência. Transforma adversidades em possibilidades e pode contribuir para transmutar dias difíceis. A gratidão nutre sentimentos de satisfação por aquilo que se tem de melhor: a vida e o dia de hoje
Uathane Aguiar | MTI

O dia marca oficialmente o encerramento do período de festas - Foto por: Card Uathane Aguiar
O dia marca oficialmente o encerramento do período de festas
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Desmontar árvore de Natal em 6 de janeiro se tornou uma tradição conhecida por causa do calendário cristão, que celebra nesta data o Dia de Reis, um marco que simboliza, todos os anos, o encerramento das festas pelo nascimento de Cristo. O que pouca gente sabe, porém, é que, no Brasil, na mesma data se comemora, também, o Dia da Gratidão.

Nesta sexta-feira (6), então, é dia de agradecer pelo que se passou, conquistou, enfrentou e viveu. É dia de expressar e de sentir gratidão pela vida.

A gratidão nos faz sentir mais conectados. Experimente dizer a alguém que você ama, 3 coisas que admira sobre ela e perceba como os sentimentos de amor e compaixão despertam quase que imediatamente.

A gratidão vem do coração. Pesquisadores estudaram a motivação por trás do sentimento de ser grato e descobriram que as pessoas que doaram para uma causa não o fizeram porque se sentiam obrigadas. Pelo contrário, a pesquisa sugere que pessoas agradecidas são motivadas a fazer algo de bom com a bondade de seu coração. 

A gratidão alivia o estresse. Cultivar a gratidão através de práticas como a meditação tem ajudado a reduzir a frequência cardíaca. Estes resultados sugerem que prestar atenção ao que você é grato não só pode ajudá-lo a lidar com momentos de estresse, mas também pode levar a uma vida mais longa e saudável.
 

O exercício da gratidão também possibilita a celebração da vida como um todo. As paixões, as conquistas, os amigos, a família, os animais de estimação, a moradia, o trabalho, entre outros.

Esses elementos compõem a vivência diária de todos nós e, por vezes, não recebem o reconhecimento merecido. Passam despercebidos devido ao cotidiano tumultuado e a atenção fixa em sonhos distantes. Sem eles, no entanto, a vida seria tediosa e insatisfatória. 

Muitos benefícios acompanham o ato de agradecer. Sendo assim, quando estiver sobrecarregado por estresse, mude os pensamentos ansiosos para agradecimentos, o que afasta sua atenção do que está errado e passa para o que está certo.

Praticar o exercício da gratidão e nutrir esse sentimento são atitudes que fortalecem, geram bem-estar, ativam as melhores substâncias responsáveis pelo contentamento no cérebro e atraem mais coisas boas, segundo atestam tanto diferentes crenças religiosas, quanto a metafísica e a neurociência.

Exercício de gratidão

Agradecer vai muito além de falar “obrigado” para alguém em qualquer situação. Tem a ver com ser grato por muito mais. Existe um exercício de gratidão de cinco minutos que pode ajudar a lidar melhor com o estresse do dia a dia:

- Comece com um exercício de respiração chamado respiração quadrática. Você simplesmente inspira por quatro segundos, retém a respiração, expira e retém novamente, cada um por quatro segundos. Repita isso três vezes. Este exercício envolve o sistema nervoso parassimpático, o sistema responsável pelo descanso e relaxamento.

- Em seguida, escreva três coisas pelas quais você é grato e por qual motivo.

- Continue assim: Passe alguns minutos por dia exercitando gratidão. Você (e seu sistema imunológico) será grato por isso.