Pular para o conteúdo
Voltar

Mato Grosso avança na Transformação Digital para o cidadão

MTI desenvolve sistema digital para o Procon-MT para processar todos os documentos físicos em papel automatizando o fluxo de trabalho
Uathane Aguiar e Thaís Olegário | MTI

Diretor-presidente da MTI, Cleberson Gomes e o secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do (Procon-MT), Edmundo Taques, sobre a primeira etapa do sistema criado pela MTI entregue nesta sexta-feira - Foto por: Josi Dias
Diretor-presidente da MTI, Cleberson Gomes e o secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do (Procon-MT), Edmundo Taques, sobre a primeira etapa do sistema criado pela MTI entregue nesta sexta-feira
A | A

“O Procon-MT terá um dos melhores sistemas do Brasil” foi assim que o presidente da MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia), Cleberson Antônio Sávio Gomes, intitulou a primeira fase de entrega para o órgão. A fim de conectar o cidadão aos serviços do Estado de Mato Grosso de forma segura e prática, a Transformação Digital já é uma realidade no Estado.

Da parceria firmada entre a empresa e a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), na manhã desta sexta-feira (16.12), ocorreu o lançamento da versão 1.0 do Sistema Procon Administrativo. O processo de modernização irá trazer diversos benefícios para a população e empresas, como a agilidade na tramitação de processos, assim como, mobilidade para a consulta de informações.

Dividido em módulos, a fim de realizar uma implantação mais segura, o projeto visa mudar a forma como o consumidor se relaciona com o Procon, dando mais celeridade e transparência aos processos e alcançando todo o Estado. Os Módulos de Configurações, Demanda e Processo Sancionador seguem prontos para utilização. Já o de Fiscalização e Dashboard, encontram-se em fase de finalização e mapeamento, respectivamente.

Complementar aos módulos mencionados, existem etapas em construção que ainda podem impactar todos os processos, sendo: Integrações, Módulo da Empresa e, do Cidadão que, por meio da carta de serviços do Estado do Mato Grosso, terá acesso para executar a própria reclamação, sendo recepcionada e atendida pelo Procon, de forma 100% digital. Também será possível acompanhar a demanda e ainda contará com a opção de definir se a sua reclamação foi atendida ou não pela empresa.

De acordo com o diretor-presidente da MTI, Cleberson Gomes, a empresa utilizou conceitos de metodologia ágil, que é dividir a solução em partes que entreguem valor para o cliente (Procon) e principalmente para o cidadão. “Estamos muito felizes com essa entrega de grande relevância para o Procon. Saber que o órgão já está utilizando o sistema e trazendo valor para o cidadão é o que nos move. A empresa está comprometida em agilizar os processos e diminuir sensivelmente o fluxo de pessoas nas dependências do órgão. A digitalização proporcionará a prestação de serviço mais eficiente, ágil e econômica a população de Mato Grosso.

A previsão para a finalização do projeto está para junho de 2023, ainda que este quadro sofra alterações de priorização, é importante ressaltar que estas implementações em produção são fundamentais para garantir a regularidade da qualidade do serviço prestado pelo Procon-MT, haja visto a necessidade de adaptação dos servidores ao modelo de trabalho digital apresentado e também a necessidade de ajudar o consumidor a utilizar o serviço, promovendo desta forma a maior qualidade no serviço prestado.

Segundo o secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do (Procon-MT), Edmundo Taques, a transformação digital do Procon vai possibilitar a tramitação digital de todos os projetos administrativos internos do Procon, a previsão é que a partir de fevereiro haja também a conexão desse sistema com o MT Cidadão que possibilitara a universalização do atendimento ao consumidor de Mato Grosso. “Hoje é um dia muito importante, pois estamos recebendo da MTI a primeira fase do projeto firmado em parceria, agradecemos o empenho de todos os envolvidos. Essa entrega significativa do Estado vai proporcionar mais dignidade ao cidadão mato-grossense”, falou.

O sistema permitirá a integração do Procon com diversos sistemas e banco de dados como da Sefaz-MT, Seplag-MT, PGE-MT, Ministério da Justiça (SENACON).

Fortalecimento

De acordo com o Decreto n° 951/2021, instituído no âmbito do programa Mais MT o Sistema de Governança Digital, a MTI é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de toda parte tecnológica do processo de transformação digital de Mato Grosso. Desde tecnologias envolvidas em processos e serviços governamentais, até a estrutura tecnológica dos serviços.

Atualmente, o Estado conta com a plataforma de transformação digital desenvolvida pela MTI, composta pelos aplicativos MT Cidadão e MT Servidor, que possibilita a troca de informações entre vários órgãos enquanto disponibiliza de maneira centralizada, uma gama de serviços digitais essenciais para a população. A expectativa é que o processo fortaleça ainda mais a plataforma com a criação e disponibilização de mais serviços ao cidadão.