Pular para o conteúdo
Voltar

Voltar Governo de MT apoia evento global de inovação da administração pública

Mais de 100 mil pessoas são esperadas ao longo dos três dias de festival, que ocorrerá simultaneamente em Cuiabá e em 100 cidades brasileiras, além de outras 30 ao redor do mundo, do dia 20 a 22 de abril
Nayara Takahara | Seplag

Foto por: Divulgação
A | A

Começa nesta quarta-feira (20) a programação de um dos maiores festivais colaborativos de criatividade do mundo, o World Creativity Day – Dia Mundial da Criatividade. Focado na estratégia de promover a transformação da administração pública ao trazer a inovação para dentro do serviço público, o Governo de Mato Grosso é um dos apoiadores do evento, por meio das Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag); de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Mais de 100 mil pessoas são esperadas ao longo dos três dias de festival, que ocorrerá simultaneamente em Cuiabá e em 100 cidades brasileiras, além de outras 30 ao redor do mundo, entreos dias 20 a 22 de abril. Segundo os organizadores da ação, o evento reunirá educadores, empreendedores, líderes empresariais, entre outros agentes de mudança dispostos a promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

“O Governo do Estado acredita que a inovação é um dos vetores para a transformação do serviço público e que através dela é possível resolver problemas práticos que o cidadão enfrenta no dia a dia”, pontuou o titular de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra.

Com o tema "Celebrar a Vida", o evento está em sua 5ª edição e proporcionará ao público a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e online). A programação contempla palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshop e shows. Este ano, as atividades estão alinhadas aos eixos emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade.

“O World Creativity Day atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século”, afirmou Caroline Vaez, organizadora do World Creativity Day, em Cuiabá.

Celebrado em 21 de abril, o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, com o objetivo de fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.  

Para o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, a criatividade e a inovação são pilares importantes na ressignificação da administração pública.

“Mudar a rotina diária das pessoas requer motivação. Empreender na administração pública deve ser primordial em todo nosso modelo de planejamento e gestão. Os servidores precisam ter a iniciativa e liberdade para mudar e experimentar de maneira proativa, criativa e inovadora. Não basta indignar-se, pois um mundo melhor não se renovará por si. Somos os artífices do amanhã”, completou.

Oficina será ministrada pelas servidoras da Seplag, no Pátio Raiz Coworking. Foto por Divulgação

Programação

Em Cuiabá, a programação ocorrerá em dois locais, entre eles o Pátio Raiz Coworking, nesta quarta-feira (20), que receberá atividades relacionadas à aprendizagem e contará com a participação de duas equipes finalistas do Outubro MoviMente, evento de inovação organizado pela Seplag, em 2021.

Na oportunidade, as servidoras da Seplag Larissa Ferreira e Caroline Padilha também ministrarão a oficina “Comunicação visual: melhorando seu ambiente de trabalho”, a partir das 16h. O Pátio Raiz Coworking está localizado na Rua 24 de Outubro, 146 - Centro Norte.

Na tarde do dia 22, será a vez do espaço Estuda.com também receber atividades relacionadas à aprendizagem e sustentabilidade, entre outras, com a participação do inspirador Lucas Martins Bernardino, que desenvolve diversas ações de inovação e empreendedorismo no ecossistema mato-grossense. O Estuda.com está localizado na Avenida Manoel José de Arruda, 849, Sala 01, no bairro Jardim Shangri-lá.

Interessados deverão retirar seus ingressos, gratuitamente, pelo site local do evento até a véspera da abertura oficial. Para inscrições e consulta completa da agenda do World Creativity Day, em Cuiabá, acesse o site local do festival

Finalistas do Outubro MoviMente também participarão da ação global. Foto por Divulgação

Para fechar a agenda do mês de abril, também está prevista a realização pela Seplag da Semana da Criatividade Sinova-MT. Na próxima segunda-feira (25), a pasta programou um dia inteiro dedicado a oficinas sobre criatividade, gamificação e inovação no setor público. A ação ocorrerá no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). Na mesma semana, no dia 28, será realizada uma live especial do projeto GentInova, que contará com a participação da servidora da Sesp Nelma Zambonini, como convidada, e de Olivia Boretti, como mediadora do bate-papo. Acesse aqui mais informações.

Confira a programação global para o World Creativity Day: www.worldcreativityday.com Outras informações pelo e-mail vaez.carolis@gmail.com ou telefone (65) 98128-4098.