Pular para o conteúdo
Voltar

Colaboradores da MTI podem se candidatar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Assessoria | MTI

- Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
A | A

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) informa que está aberto o período para registro de candidaturas para as vagas de titular e suplente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). As novas eleições da Cipa estão previstas para o dia 27 de setembro, pela internet.

O período de inscrição para se candidatar no processo eleitoral inicia às 13h desta sexta-feira (10.09) e vai até às 18h da próxima quinta-feira (16.09).

CIPA

A comissão interna de prevenção de acidentes é uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos) e dos empregadores (designados pelo empregador), que atua na promoção à segurança e saúde dos trabalhadores. A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A CIPA exerce um importante papel nas empresas no âmbito da segurança e saúde do trabalho, pois busca tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Resultando na empresa uma maior produtividade, a diminuição dos custos, a motivação dos funcionários e a redução do índice de acidentes e doenças ocupacionais.

O membro da CIPA possui estabilidade como forma de garantir que possa exercer suas atividades. Apenas os representantes dos empregados terão direito à estabilidade, sejam eles titulares ou suplentes (súmula 339, I do TST e súmula 676 do STF).

A Comissão Eleitoral para o pleito de 2021/2022 foi instituída pela portaria nº 0150/2021 para conduzir os trabalhos relativos ao processo eleitoral. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 28.080, que circulou nesta quinta-feira (09.09).

Inscrição dos Candidatos    

  1. O período para o registro de candidatura dos colaboradores da MTI interessados em concorrer na eleição será entre os dias 10 a 16 de setembro de 2021.
  2. Estão aptos a candidatar - empregados públicos efetivos, que atuem na sede da empresa.
  3. O registro de candidatura será realizado via formulário eletrônico, que será encaminhado para o e-mail institucional dos empregados públicos da MTI. 
  4. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

Divulgação    

A divulgação da lista dos candidatos à CIPA será disponibilizada nos canais de comunicação oficiais da empresa no dia 20 de setembro de 2021.    

Campanha

A campanha dos candidatos a CIPA será realizada por meio dos canais de comunicação oficiais da empresa entre os dias 20 e 26 de setembro.

Metodologia 

A eleição será realizada de forma eletrônica, com as seguintes características:

  1. Cada empregado público lotado na sede da empresa receberá em seu e-mail institucional o link da votação.
  2. A comissão vai apresentar aos candidatos e ao SINDPD a metodologia que será utilizada, garantindo o sigilo do voto, unicidade, assim como todo o processo de apuração da eleição de forma transparente.
  3. Será eleito um novo titular e um novo suplente que irão compor a comissão na gestão 2021/2022. 

Eleição    

A eleição será realizada no dia 27 de setembro de 2021. Cada colaborador receberá em seu e-mail institucional o link da votação que estará disponível das 08h às 22h. 

O resultado da eleição será divulgado no dia 28 de setembro nos canais de comunicação oficiais da MTI. 

A nova portaria contendo o nome dos candidatos vencedores e os indicados pela empresa será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 30 de setembro de 2021.    

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a GDES pelo telefone 3613-3075.