Pular para o conteúdo
Voltar

Governador recebe prêmio pela evolução do Estado na oferta de serviços públicos digitais

Mato Grosso foi o terceiro estado que mais avançou no ranking
Assessoria | MTI

- Foto por: Assessoria
A | A

O governador Mauro Mendes recebeu, nesta segunda-feira (30.08) o reconhecimento pela evolução de Mato Grosso no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos governos estaduais e distrital. No último ano, o Estado foi o terceiro que mais avançou no ranking, subindo 12 posições. A placa foi confeccionada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), organizadora do ranking.

A placa foi entregue pelo diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Antônio Marcos de Oliveira, que havia representado o Estado durante a premiação realizada em Brasília.

A MTI é a principal responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de toda parte tecnológica de Mato Grosso, desde tecnologias envolvidas em processos e serviços governamentais até a estrutura tecnológica dos serviços. Juntamente com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) e o Núcleo de Transformação Digital do Governo são os principais responsáveis pela melhoria dos serviços no Estado.

O governador agradeceu o empenho da MTI e reforçou a necessidade de o Estado dedicar ainda mais atenção no desenvolvimento de serviços públicos digitais e assim dialogar cada vez mais e melhor com o seu cidadão.

ÍNDICE ABEP

O índice mensura os principais serviços públicos oferecidos pelos Governos Estaduais e Distrital disponibilizados por meios digitais, verificando se estão em conformidade com as Leis Federais 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário do Serviço Público), 13.726/2018 (Desburocratização e Simplificação) e 14.129/2021 (Governo Digital e Eficiência Pública).

O estudo analisou três dimensões: Capacidades para a oferta digital de serviços, Oferta de serviços digitais e Regulamentação sobre modernização para a oferta de serviços públicos.

No ranking geral, Mato Grosso subiu 12 posições desde o último levantamento, realizado no ano passado, passando a ocupar a 12ª colocação. De 0 a 100, o Estado alcançou 55,50 pontos. O Rio Grande do Sul é apontado como o estado com a melhor oferta de serviços públicos digitais.

De acordo com o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, o reconhecimento da Abep-TIC é fruto da evolução e a maturidade digital que Mato Grosso vem alcançando nos últimos anos. “Estamos profissionalizando e capacitando a nossa equipe cada vez mais. Ainda há espaço para melhorias e a nossa expectativa é evoluir ainda mais para o próximo ciclo”, concluiu.

RANKING

Maior variação nominal:

1º lugar - Amazonas, recebido por Lincon Nunes da Silva, presidente da Prodam

2º lugar - Acre, recebido pelo Secretário de Estado de Indústria e Tecnologia, Anderson de Abreu Lima

3º lugar - Mato Grosso, recebido pelo presidente do MTI, Antônio Marcos Silva de Oliveira.

 

Líderes do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital em 2020

1º lugar - Minas Gerais, recebido pelo presidente da Prodemge, Roberto Tosteis Reis

1º lugar - Santa Catarina, recebido Secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Lucas de Souza Esmeraldino

2º lugar - Rio Grande do Sul, recebido pela Secretária Extraordinária de Relações Federais e Internacionais, Ana Amélia

3º lugar - Bahia, recebido pelo diretor de tecnologia da Prodeb, Carlos Augusto Borges Silva.