Pular para o conteúdo
Voltar

Tech Talk debate Microsserviços e arquitetura para a criação de aplicações independentes

Gustavo Nascimento | MTI

- Foto por: Assessoria
A | A

O Tech Talk, evento promovido pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), debaterá sobre os Microsserviços e sua arquitetura de software no próximo dia 26 de agosto. O evento gratuito e aberto ao público será realizado às 15h, horário de Cuiabá-MT.

Para participar do MTI Tech Talk, clique aqui, ou aponte a câmera do seu celular para o QR code da arte.

A 11ª edição do MTI Tech Talk será coordenada por João Paulo Preti, doutor pela Escola Politécnica da USP e atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Ele também é coordenador do grupo de pesquisa ESA (Engenharia de Software Aplicada) e um dos responsáveis pela Fábrica de Software no IFMT.

Desde o mestrado, João Paulo atua na área de sistemas distribuídos e sua última publicação foi o artigo sobre estratégia de migração de Microsserviços na Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso ("Monolithic to Microservices Migration Strategy in Public Safety Secretariat of Mato Grosso", ICECCE, Malasya, junho de 2021).

Os Microsserviços são uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações. Essa arquitetura é diferenciada por decompor aplicações por funções básicas, tornando cada função um serviço que pode ser implantado de maneira independente. A tecnologia é utilizada por gigantes do mercado como Netflix e Spotify que transformam sua gigante aplicação em mais de 500 microsserviços.

O MTI Tech Talks é um evento online promovido pela Unidade de Gestão Estratégica de Inovação (UGEIN) com o objetivo de compartilhar informações sobre diferentes temas de tecnologia e propagar novos conteúdos para os colaboradores e parceiros da MTI.