Pular para o conteúdo
Voltar

MTI e Detran debatem parcerias e melhorias do sistema de gestão de Trânsito de MT

Assessoria | MTI

- Foto por: Assessoria
A | A

O diretor presidente da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Antônio Marcos de Oliveira, se reuniu com Gustavo Reis Lobo de Vasconcelos, presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), para debater sobre melhorias no sistema de gestão de trânsito no Estado (DetranNet), além de outras parcerias e soluções tecnológicas com o departamento.

A reunião foi realizada na sede do Detran em Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (15.05) e contou com a presença do vice-diretor presidente da MTI, Cleberson Gomes, além de uma equipe de analistas e gestores dos Detran e da MTI.

Durante o encontro, o grupo debateu sobre a necessidade de atualização da ferramenta de Gestão de Trânsito para evitar ocorrências, incidentes ou indisponibilidade e assim facilitar a vida dos usuários.

Digitalização dos serviços do Detran, ampliação do sistema de captura ao vivo (CAV) entre outras propostas também entraram na pauta da nova proposta  de parceria de prestação de serviços continuados entre a MTI e o Detran que deverá ser finalizada ainda neste mês. Além da melhoria dos serviços estima-se uma economia de R$ 10 milhões para o Estado.

O grupo montou um cronograma com ações de melhorias continuadas por 6 meses. O cronograma conta com  atualização do banco de dados, uma nova versão do sistema de habilitação e também do sistema de veículos.

Somente em 2019, a MTI implementou 52 projetos de software para atender o DetranNet. Também foram realizadas melhorias da infraestrutura de TI do órgão de trânsito, a fim de assegurar maior disponibilidade do sistema.

Entre as melhorias está o projeto da telemetria, que promoveu a integração entre o Detran e os Centros de Formação de Condutores (CFC) e possibilitou o controle e registro das aulas práticas, através das câmeras de monitoramento e GPS nos veículos das autoescolas.  

A MTI também implementou uma solução tecnológica para integrar o sistema do Detran e possibilitar a comunicação de venda de um veículo diretamente pelos cartórios, no momento da autenticação do documento de transferência. Com isso, o cidadão não precisa mais se deslocar à sede do Detran para realizar o procedimento de registro da venda do veículo.

“O Detran é o nosso maior parceiro e é também um órgão que traz um retorno altíssimo para o Estado e para o cidadão. Cada parceria firmada aqui representa um benefício direto a cada cidadão mato-grossense”, afirmou o diretor presidente da MTI, Antônio Marcos.