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MTI disponibiliza ferramentas para teletrabalho durante a pandemia do Coronavirus

Aplicativos facilitam o home office ou teletrabalho de funcionários públicos e servidores estaduais
Gustavo Nascimento | MTI

- Foto por: Divulgação
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A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), em parceria com a Google, disponibiliza uma série de ferramentas e aplicativos para facilitar e otimizar o Home Office ou o teletrabalho de servidores e empregados públicos de Mato Grosso, durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19).

O Governo do Estado de Mato Grosso emitiu o decreto 413, de 18 de março de 2020, que dispõe de uma série de medidas emergenciais para conter a pandemia. Entre as principais medidas estão a possibilidade dos trabalhadores exercerem o teletrabalho ou home office, que nada mais é do que trabalhar de casa.

Videoconferências, chamadas de voz, agenda online, checagem de dados em tempo real, treinamento virtual, construção de documentos e tabelas colaborativas são apenas algumas das funcionalidades do MTI GSuite, ferramenta adquirida por meio de uma parceria firmada entre a MTI e a Google.

O MTI GSuite está disponível para órgãos do Poder Executivo atendidos pela MTI e pode ser acessado em desktops, notebooks, tablets e smartphones.

De acordo com o analista de Tecnologia da Informação, Nicodemo Moreno, o trabalho pode ser bem produtivo mesmo não estando fisicamente na empresa ou escritório quando utilizamos as ferramentas certas. 

Por meio do MTI GSuite, é possível trabalhar à distância sem perder em rendimento. As ferramentas possuem as principais plataformas para a produção de documentos de textos, planilhas, formulários, apresentações, vídeos e outros. Todos os documentos produzidos já ficam hospedados na nuvem, mas o usuário ainda pode enviar outros arquivos e aplicações para acessar em qualquer lugar.

Entre as ferramentas está o Google Meet, que resolve imediatamente um dos pontos mais delicados na realização dos teletrabalhos, a necessidade de reuniões para debater assuntos estratégicos ou urgentes. Esse problema pode ser superado com a utilização do Google Meet que também é integrado ao Hangouts, agenda e o e-mail.

O aplicativo realiza bate-papo de texto, chamadas de voz e vídeo chamadas. Ele ainda permite o compartilhamento da tela e videoconferências com até 100 participantes por Meet e ainda a gravação da reunião virtual.

A solução também pode ser utilizada para coordenar trabalhos em equipe, pois elas também funcionam de maneira colaborativa, o que facilita o trabalho colaborativo entre pessoas autorizadas. É possível que um mesmo documento seja editado por várias pessoas simultaneamente e ainda há a opção de comentários, o que facilita a comunicação.

Listamos abaixo alguns links úteis com instruções de algumas ferramentas do MTI GSuite:

- Google Drive (armazenar arquivos): http://drive.google.com;

- Google Meet (video conferências): http://meet.google.com:

- GMail (e-mails GSuite): http://mail.google.com;

- Agenda (calendário GSuite) http://calendar.google.com;

- Chats (conversas): http://chats.google.com;

- Contatos: http://contacts.google.com;

- Documentos: http://docs.google.com.