Pular para o conteúdo
Voltar

Presidente da MTI realiza sorteio do Nota MT e destaca importância do programa

Nesta 8ª edição do sorteio, foram premiados 998 consumidores de Mato Grosso e quatro moradores de outros estados.
Karine Miranda | MTI

Presidente da MTI realiza sorteio do Nota MT e destaca importância do programa - Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT
Presidente da MTI realiza sorteio do Nota MT e destaca importância do programa
A | A

O presidente da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e secretário de Fazenda em exercício, Kleber Geraldino, realizou o primeiro sorteio do Nota MT deste ano e destacou a importância do programa para o exercício da cidadania fiscal. Segundo ele, é cada vez maior a percepção positiva do cidadão em relação ao Nota MT.

O programa foi criado pelo Governo do Estado para estimular a inclusão do CPF na nota fiscal eletrônica e incentivar a emissão de documentos fiscais. Tanto o sistema do sorteio do programa Nota MT, quanto o portal e o aplicativo para celular, foram desenvolvidos por analistas da MTI, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Nesta 8ª edição do sorteio, foram premiados 998 consumidores de Mato Grosso e quatro moradores de outros estados. Ao todo, foram distribuídos 5 prêmios de R$ 10 mil e 1.000 prêmios de R$ 500.  A lista dos contemplados está disponível no site ou aplicativo do programa.

Para Kleber Geraldino, o programa já é considerado um sucesso em razão do grande número de cidadãos cadastrados, que já superou a meta prevista pela Sefaz. Atualmente, existem 252 mil pessoas cadastradas em Mato Grosso e mais 1.828 nos demais Estados.

“Isso traz uma alegria para a Sefaz, que tinha uma meta de 250 mil pessoas a serem cadastradas até o mês de dezembro de 2019. Isso demonstra confiança no sistema que foi desenvolvido pelo próprio Estado, com a equipe da MTI e da Sefaz”, disse.

Ainda segundo Kleber, a confiança se dá pela própria transparência e segurança do sistema, que utiliza a extração dos números da Loteria Federal para o sorteio. “Com um algoritmo especifico realizamos o sorteio, que é feito incialmente por dois servidores diferentes. Somente depois ocorre um outro sorteio para validação dos dados e aí temos os comtemplados”, explicou.

 Após o sorteio, o resultado é homologado pela CGE e o ganhador recebe um e-mail informando que foi premiado. A mesma notificação também fica disponível no aplicativo e no portal do programa, assim como a listagem completa de todos os ganhadores. Além disso, também ficam disponíveis as instruções que os ganhadores devem seguir para receber os prêmios.

Além do prêmio em dinheiro, o programa também ajuda instituições filantrópicas, uma vez que, ao fazer o cadastro, o cidadão escolhe uma instituição para receber 20% da premiação, caso ele seja sorteado.  Para 2020 estão previstos 12 sorteios mensais e quatro especiais.

Aplicativo Nota MT

O sucesso do programa Nota MT também pode ser medido pelo feedback do cidadão, já que o aplicativo do programa para celulares consolidou-se como o aplicativo governamental melhor avaliado pelos usuários. Em apenas cinco meses em que está disponível, o aplicativo já foi baixado 158.047 vezes em celulares com os sistemas Android e IOS.