Pular para o conteúdo
Voltar

MTI inicia capacitação para potencializar habilidades gerenciais de líderes de equipe

A intenção é melhorar o diálogo e promover a mudança de mindset dos colaboradores, a fim de aprimorar os resultados.
Karine Miranda | MTI

MTI inicia capacitação para potencializar habilidades gerenciais de líderes de equipe - Foto por: Assessoria/MTI
MTI inicia capacitação para potencializar habilidades gerenciais de líderes de equipe
A | A

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) iniciou, na última semana, uma série de reuniões de formação gerencial destinadas exclusivamente a todos os responsáveis por unidades e gerências da empresa. A intenção é melhorar o diálogo e promover a mudança de mindset dos colaboradores, a fim de aprimorar os resultados.

De acordo com o vice-presidente da MTI, Cleberson Gomes, trata-se de uma ação pequena, mas extremamente necessária, uma vez que todo líder de equipe precisa aperfeiçoar constantemente sua capacidade de gerar competências e habilidades, como liderança, comunicação efetiva e inteligência emocional, por exemplo. 

“Em geral, aqui na MTI, fomos formados para ser técnicos - e sabemos que o corpo gerencial precisa de outras competências ligadas a liderança e ao alinhamento com a visão macro da empresa. É preciso que essas competências sejam geradas para que tenhamos melhores resultados”, afirmou.

Segundo Cleberson, a formação busca fortalecer a equipe gerencial, de modo a valorizar suas habilidades e superar suas dificuldades para que, por consequência, cada um estimule nos demais colaboradores das suas respectivas equipes o sentimento de pertencimento e promova o engajamento entre os colaboradores nas ações, projetos e serviços propostos.

“Nós pertencemos a uma mesma empresa, estamos no mesmo barco, quem é de casa naturalmente fez essa escolha quando fez o concurso e os comissionados aceitaram porque acreditam nisso aqui. E todos somos do mesmo time e precisamos mostrar melhores resultados. Agradeço tudo que já tem sido feito por todos. Mas peço um salto a mais seja dado”, disse.

Vice-presidente da MTI, Cleberson Gomes.

As reuniões deverão ser conduzidas pelo gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Governança (UGGOV), Ideraldo Bonafé, e perpassarão por diversos temas relacionados a todos os setores da empresa. Para que não atrapalhe o andamento dos trabalhos de cada gerência, as reuniões serão realizadas durante apenas uma hora por semana, agendada previamente.

“Precisamos promover o engajamento, para que essa força motriz gerencial possa caminhar de forma evoluída e eficiente. Uma coisa é time, outra coisa é seleção. Às vezes você tem uma seleção, que são os melhores dos seus times, mas quando se unem não viram uma seleção”, afirmou.

A primeira reunião abordou sobre o Código de Conduta e Integridade da MTI. Ideraldo Bonafé apresentou a comissão responsável por implementar as normas contidas no código, bem como explicou sobre o próprio código, que traz os princípios, valores éticos e morais a serem compartilhados por todos os colaboradores da MTI, de modo a nortear e disciplinar o comportamento dos colaboradores da empresa.
 
Ao final, todos os gerentes participantes assinaram um termo de compromisso de que vão implementar tudo o que for proposto ao longo das reuniões, a fim de que nada fique apenas no planejamento. “Queremos que todos façam uma reflexão de como eu estou me organizando, como estou organizando minha equipe e se eu consigo. Certamente você consegue, mas é preciso ter um diagnóstico de como eu estou, quais são minhas competências, habilidades e dificuldades, para depois delinear um plano para novas conquistas e adquirir novas competências e habilidades”, encerrou.