Pular para o conteúdo
Voltar

MTI capacita gestores para o uso do Sistema de Informações Gerenciais

O SIG-MT permite acesso à base de dados gerenciais/estratégicos das diversas áreas do Governo do Estado.
Karine Miranda | MTI

MTI capacita gestores para o uso do Sistema de Informações Gerenciais - Foto por: Assessoria/MTI
MTI capacita gestores para o uso do Sistema de Informações Gerenciais
A | A

Analistas de TI da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) realizam ao longo desta semana um treinamento para gestores públicos de diversos órgãos sobre o uso do Sistema de Informações Gerenciais de Mato Grosso (SIG-MT), que permite acesso à base de dados gerenciais/estratégicos das diversas áreas do Governo do Estado.

Participam gestores das Secretarias de Fazenda (Sefaz), Planejamento e Gestão (Seplag), Educação (Seduc), Saúde (SES), Assistência Social e Cidadania (Setasc), além da Controladoria Geral do Estado (CGE), Gabinete de Governo e Corpo de Bombeiros Militar. 

O treinamento está sendo ministrado pelos analistas Elaine Romio e Fernando Lenzi, da Gerência de Inteligência de Negócios (GINT) da MTI.  Durante o treinamento os gestores recebem aulas teóricas e práticas sobre os fundamentos da ferramenta, que reúne todas as informações necessárias para que se possa fazer a análise de dados, em um único painel.

A intenção é fomentar a cultura de Business Intelligence no Governo do Estado, por meio do SIG, ferramenta corporativa utilizada pela administração pública e mantida pela MTI. “A utilização do SIG possibilita aos gestores analisarem estrategicamente os dados coletados e armazenados no Data Warehouse Corporativo, para que possam extrair insights poderosos, tornando o processo de tomada de decisões mais rápido e assertivo”, explicou Fernando. 

O SIG-MT disponibiliza aos gestores públicos o acesso a informações gerenciais de diversas áreas de Governo, como planejamento, orçamento, finanças, administração e incentivos fiscais, por exemplo. Desse modo, auxilia no controle das políticas públicas por meio de gráficos e planilhas geradas pelo próprio usuário, de acordo com sua necessidade. 

“Hoje nós extraímos esses dados dos sistemas operacionais, transformamos em dados de gestão e disponibilizamos aos gestores para que eles possam tomar decisões importantes.  Com o sistema, não será mais necessário fazer uma planilha aqui, outra ali e juntar para obter os dados. O próprio sistema junto tudo em um só painel e mostra”, disse o analista da MTI.

O treinamento está sendo realizado na Escola Fazendária, na Sefaz, e se encerra em 20 de setembro. Além de promover a capacitação, a MTI oferece toda a infraestrutura tecnológica de suporte da ferramenta, bem como a garantia da segurança da informação.