Pular para o conteúdo
Voltar

Presidente da MTI é homenageado por atuar no combate à sonegação fiscal

Diretor-presidente tem utilizado a tecnologia como aliada da fiscalização feita pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
Karine Miranda | MTI

Presidente da MTI é homenageado por atuar no combate à sonegação fiscal - Foto por: Marcos Lopes/AL-MT
Presidente da MTI é homenageado por atuar no combate à sonegação fiscal
A | A

O diretor-presidente interino da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Kleber Geraldino, foi homenageado nesta terça-feira (10.09) por sua atuação no combate à sonegação fiscal em Mato Grosso, por meio do uso da tecnologia como aliada da fiscalização feita pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A homenagem ocorreu durante sessão solene requerida pelo deputado estadual Dr João José.

Além de Kleber Geraldino, também foram homenageados com o recebimento de uma Moção de Aplausos os servidores da Sefaz e policiais militares que, em conjunto, atuam  na fiscalização e monitoramento de suspeitos de tentar fraudar o sistema tributário estadual. 

De acordo com Kleber Geraldino, que também é secretário adjunto de Administração Fazendária da Sefaz, o uso da tecnologia tem sido fundamental para que o combate à sonegação em diversos segmentos ocorra. Entre as principais ferramentas utilizadas estão a inteligência artificial e o machine learning. “Essas ferramentas por si só já geraram inúmeros resultados à Fazenda. Um deles foi durante a operação Crédito Podre, através da qual o Estado recuperou inúmeros dividendos para os cofres públicos”, disse. 

Por essa razão, segundo Kleber, estão sendo envidados esforços para que juntas a MTI e a Sefaz, com o apoio da Segurança Pública, possam aprimorar os mecanismos de combate à fraude e sonegação fiscal por meio dos núcleos de inteligência, a fim de facilitar e assegurar mais eficiência da atuação da secretaria, especialmente das equipes de fiscalização nos postos fiscais.

Presidente da MTI Kleber Geraldino recebe Moção de Aplausos

Somente entre os meses de junho e agosto foram realizadas 1.408 abordagens, sendo lavrados 321 termos de apreensão. “Nós estamos criando um núcleo de inteligência na parte da TI da Fazenda para dar subsidio para essas pessoas que trabalham na ponta. Trabalhar com ferramentas de inteligência artificial, de machine learning, ferramenta de algoritmo analítico para que, lá na ponta, o fiscal possa ter mais eficiência na abordagem”, afirmou. 

Ainda segundo Kleber, com o fortalecimento desses núcleos de tecnologia e o apoio da MTI na criação e implementação de novas ferramentas será possível obter melhores resultados no combate à fraude fiscal e, por consequência, melhorar a arrecadação dos tributos e a  situação financeira do Estado. “Logo o Estado vai conseguir recuperar muito mais do que está sendo recuperado hoje. Colocamos tecnologia nas viaturas da Fazenda e da PM para que possam, junto com a inteligência da Fazenda e Sesp, inibir ainda mais a sonegação”, assegurou.

Para o deputado Dr João José, a homenagem é um importante reconhecimento não apenas do trabalho desenvolvido em parceria pelos órgãos, mas das pessoas que atuam no dia-a-dia contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso e em busca de um Estado mais forte e menos corrupto. 

“Essa boa gestão é realçada no momento de crise econômica pelo qual nosso Estado atravessa. É fácil ser bom gestor com uma abundância de recursos financeiros, mas, com poucos recursos, somente os bons se destacam. Atrás de uma boa gestão sempre tem uma equipe forte e no sentido de reconhecer esse trabalho é que realizamos essa solenidade. É com muito prazer que faço isso de coração”, disse.

Participaram ainda da sessão solene o deputado Elizeu Nascimento, o procurador do Estado Hugo Felipe Martins, o secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, coronel PM Victor Paulo Fortes Pereira, o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, além do secretário-adjunto da Receita Pública da Sefaz, Fábio Fernandes Pimenta, entre outras autoridades e homenageados.