Pular para o conteúdo
Voltar

MTI celebra Dia dos Pais com programação especial

Os papais da empresa participaram de uma manhã com palestra, dinâmica, sorteio de brindes, além de um café da manhã.
Karine Miranda | MTI

MTI celebra Dia dos Pais com programação especial - Foto por: Assessoria/MTI
MTI celebra Dia dos Pais com programação especial
A | A

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) celebrou o Dia dos Pais, comemorado no último domingo, com uma programação especial nesta terça-feira (13.08). Os papais da empresa participaram de uma manhã com palestra, dinâmica, sorteio de brindes, além de um café da manhã.

Na abertura do evento, o vice-presidente da MTI, Cleberson Gomes, ressaltou a importância dos pais na formação e vida de seus filhos e a necessidade de que colegas vejam a empresa como parte de sua família – principlamente neste momento em que a empresa busca a viabilidade econômica.

“Se não nos unirmos, não conseguiremos passar por este momento. Que cada um faça sua parte bem-feita. Que nos unamos como uma família, para que a MTI possa se tornar essa empresa viável e realizemos todos os objetivos que traçamos. Conto com a colaboração de todos”, disse.

Já o diretor-administrativo César Vidotto destacou a necessidade dos filhos na vida de seus pais, como motivadores de mudanças e de crescimento em vários aspectos. “Eu posso dizer e tenho certeza de que, antes de ter seus filhos, vocês tiveram várias mudanças na vida. Mas quando vocês têm filhos, todos os seus planos e projetos passam a ser realizados pensado neles e tenho certeza de que nós estamos aqui em função de alguém que está lá fora. Por isso, feliz Dia dos Pais, que não é atrasado, pois assim como o Dia das Mães, o dos pais é todos os dias”, afirmou.

Ainda durante o evento a psicóloga clínica e perinatal Helen Farinha palestrou sobre “Os estilos parentais e o uso da tecnologia na criação dos filhos”. No início, ela já identificou quem dos presentes são pais e quais já são os avós – e explicou a diferença de papeis entre eles na criação e cuidado com os filhos e netos. 

Além disso, a psicóloga ainda explicou sobre os estilos parentais, que diz respeito às relações entre pais e filhos de qualquer idade. Entre esses estilos estão o participativo, o negligente, o autoritário e o indulgente – e conhecê-los pode auxiliar nas formas de educar os filhos e entender as consequências para o desenvolvimento deles.

O estilo participativo é centrado na relação e socialização do filho, sendo considerado o mais saudável. Já o estilo negligente é aquele em que os pais são ausentes na criação dos filhos. O estilo autoritário é aquele centrado nos pais, suas decisões e determinações. Por fim, o estilo permissivo é aquele centrado no filho. 

“Mais do que saber quais os estilos parentais estamos adotando na criação dos filhos, e quais devemos mudar e melhor, é preciso, acima de tudo, passar um tempo de qualidade com os filhos. Um tempo realmente dedicado à criação dos filhos”, afirmou a psicóloga.

Helen Farinha ainda destacou a recomendação sobre o tempo indicado para o uso da tecnologia de acordo com cada faixa etária e reforçou que, muitas vezes, é difícil de os pais cumprirem a indicação, especialmente neste momento em que os filhos já nascem neste mundo tecnológico.

“Muitos de vocês respiram tecnologia, em razão do próprio trabalho, mas expor os filhos em excesso pode causar problemas como obesidade, isolamento social, depressão, instabilidade emocional e até dependência tecnológica. Por isso, é preciso que vocês saibam dar esse equilíbrio do uso da tecnologia como aprendizado”, encerrou. 

Além da palestra, foi realizado um sorteio de brindes doados pelas lojas Tonon, Moda Verão, Brothers, Claro Brindes, Oficina do Homem, Versus, Maria Chiquinha Papelaria Personalizada e Batidinha de Coco Carioca. O evento foi finalizado com uma grande confraternização entre todos os pais e colaboradores.