Pular para o conteúdo
Voltar

Hospital Estadual Santa Casa é inaugurado com nova infraestrutura de TI

A nova e moderna infraestrutura de tecnologia da informação do Hospital Estadual Santa Casa é mais um dos projetos desenvolvidos pela MTI.
Karine Miranda | MTI

Hospital Estadual Santa Casa é inaugurado com nova infraestrutura de TI - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Hospital Estadual Santa Casa é inaugurado com nova infraestrutura de TI
A | A

A nova e moderna infraestrutura de tecnologia da informação do Hospital Estadual Santa Casa, inaugurado nesta terça-feira (23.07), é mais um dos projetos desenvolvidos pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) para atender as demandas do Governo do Estado. A unidade de saúde passa a ter um sistema de gestão hospitalar mais estruturado e eficiente para pacientes e servidores.

O Hospital Estadual Santa Casa foi inaugurado pelo governador Mauro Mendes, na presença do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Durante a solenidade, o governador destacou a importância do apoio do Governo Federal, do segmento político e, principalmente, dos órgãos do Governo do Estado responsáveis pela reestruturação do hospital, entre eles a MTI. A Santa Casa de Cuiabá estava fechada desde 11 março deste ano, em razão de grave crise financeira.

“Isso representa muito para mim e para a população do nosso Estado, porque é um hospital que vai preencher uma lacuna de bom funcionamento [por meio da] integração entre governo federal, estadual e municipal.  (....) com um hospital mais bonito, mais bem reformado, com qualidade dos seus equipamentos, sua infraestrutura, do seu cuidado com a obra”, disse o governador.

Na área de tecnologia da informação, a MTI foi responsável por fornecer o ambiente, a infraestrutura de processamento e armazenamento, além da conectividade do sistema que opera na Santa Casa. Além disso, a MTI também passa a ser o administrador dos servidores de aplicações e o banco de dados do hospital, no que diz respeito aos prontuários eletrônicos dos pacientes. 

Governador Mauro Mendes inuagurado novo Hospital Santa Casa

Todo esse trabalho foi solicitado pelo secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, e realizado em tempo recorde pela MTI, no prazo de três semanas.  A Saúde também demandou a realização de reforma e readequação de todo o prédio do hospital. Ao todo, foram disponibilizados cerca de R$ 2 milhões para a reforma, além de uma equipe federal para credenciar todos os serviços novamente junto ao Sistema Único de Saúde, segundo informou o ministro Luiz Henrique Mandetta.

“Isso que estão fazendo de reabrir, com o esforço do Mauro e de sua equipe, é um respeito com todos que já fizeram anteriormente um chamado para ajudar. É para que a gente não perca as nossas raízes mato-grossenses, e a Santa Casa talvez seja o maior símbolo na área de Saúde, de tudo que foi feito na área da Saúde”, afirmou.

Para o diretor-presidente interino da MTI, Kleber Geraldino, fazer parte de grandes projetos como esse, que possibilitou a reinauguração da Santa Casa, é de extrema importância para a empresa. Isto porque demonstra não apenas a capacidade técnica da MTI, como também o compromisso e a responsabilidade social que a empresa tem, de fazer com que grandes projetos da administração pública se tornem reais e cheguem com qualidade ao cidadão.

Por meio da infraestrutura ofertada pela MTI fica garantida a segurança das informações dos pacientes atendidos no hospital, uma vez que os dados ficam armazenados na nuvem da MTI e não correm o risco de serem perdidos ou extraviados. Além disso, por rodar na nuvem da MTI, o sistema existente tem um maior e melhor desempenho e agilidade no seu funcionamento.

Atendimento

O atendimento no Hospital Santa Casa será iniciado a partir dia 29 de julho, em razão da necessidade do cumprimento dos protocolos de desinfecção hospitalar. Após isso, o hospital retomará os atendimentos nas áreas de oncologia (tratamento de câncer), nefrologia (hemodiálise), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e cirurgia geral.




Veja Também