Pular para o conteúdo
Voltar

Diretor da MTI participa de encontro que discute ações de governo digital

O evento ocorreu nos dias 6 e 7 de junho em Belo Horizonte (MG) e reuniu empresas de TI do país.
Karine Miranda | MTI

Participantes da 122ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos da Abep Tic. - Foto por: Assessoria Abep Tic
Participantes da 122ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos da Abep Tic.
A | A

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da MTI, Cirano Campos, participou da 122ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) para discutir as principais ações de "governo digital" em curso nos Estados, além de temas relacionados à área de tecnologia.

O evento ocorreu nos dias 6 e 7 de junho em Belo Horizonte (MG) e reuniu empresas de TI do Brasil, a fim de integrar e possibilitar a troca de experiências positivas relacionadas à área, fortalecer a cooperação e o compartilhamento de informações entre as associadas.

Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre o grupo de trabalho de transformação digital nos governos estaduais, criado pela Abep e o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), bem como discussões sobre a proposta de uma plataforma de inteligência contra ameaças de código aberto (Misp).

Além disso, os participantes puderam debater sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (lei nº 13.709), que estabelece normas rigorosas para a proteção dos dados pessoais nos setores privado e público, durante um workshop.

A lei entrará em vigor a partir de 2020 e busca assegurar mais transparência na coleta, processamento e compartilhamento de dados, tanto online quanto off-line. O objetivo é possibilitar ao cidadão maior controle sobre o uso das suas informações pessoais e evitar o temido “vazamento" de informações relevantes.
 
Para o diretor Cirano Campos, o encontro foi uma grande oportunidade de se adquirir conhecimento não apenas sobre o que está sendo feito no Estado, bem como o que tem dado certo na área de tecnologia da informação.(Com informações da Assessoria da Abep)