MTI lança projeto que oferece internet livre em espaços públicos

Tatiane Salles

ARQUIVO

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), lança a primeira fase do programa CONECTA MT, que visa à oferta de conexão livre sem fio em espaços públicos, permitindo avanços na democratização do acesso à Internet e contribuindo para inclusão digital, abrindo portas para o conhecimento e acesso aos serviços e informação pela população mato-grossense.

O projeto foi realizado juntamente com a MTPar, SEPLAN e GCOM, e será lançado nesta sexta-feira (29/06), no Parque Mãe Bonifácia, às 8h.

O CONECTA MT é uma entrega sem qualquer tipo de custo para o Governo, desonerando a administração estadual, quanto às despesas financeiras incorridas para a implantação do referido programa. Atendendo as diretrizes de fazer mais com menos, viabilizou-se esta implantação por meio de uma arquitetura jurídica inovadora com chamamento público para recebimento e seleção de propostas de patrocínio objetivando a formalização de parcerias com a iniciativa privada, por meio de celebração de Acordos de Patrocínio Privado Direto.

De acordo com o responsável pelo Programa Conecta MT na MTI, Sandro Brandão, este projeto deixou legados de grande valor para o Estado. Primeiramente com a possibilidade de expansão do programa para demais espaços públicos do Governo em todo o Estado, inclusive estabelecendo parcerias com os Municípios. Um segundo ponto é a estruturação de patrocínios para outros serviços a fim de beneficiar o Governo e o cidadão. E de forma especial é a concretização do trabalho de sinergia entre os órgãos do Governo do Estado que sempre poderão obter sucesso neste formato de atuação.

Para o diretor-presidente da MTI, Evaristo Fava, é um projeto especial para nossa empresa, pois além de inovador, é uma entrega diretamente para o cidadão. Ressaltou que a MTI normalmente não está relacionada nos resultados finais dos órgãos, porque é uma entidade que dá suporte para que todos os demais serviços possam ser viabilizados.  “O projeto vem atender uma diretriz do nosso governador para que possamos trazer soluções que visam contribuir para o governo digital, pois cabe ao poder público promover medidas de inclusão digital. Este programa é o resultado do comprometimento de todos envolvidos no processo. Agradeço aqui toda equipe da MTI e dos órgãos que fizeram parte deste processo, especialmente  a SEMA e SEDUC que autorizaram o uso dos espaços por elas administrados. O Conecta MT estabelecerá uma plataforma de grande valor para as demandas de melhoria no serviço público”, disse o diretor-presidente do MTI.

Conecta MT

O projeto atenderá, nesta primeira fase, os três parques estaduais: Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura, bem como o espaço externo da Arena Pantanal, que foram selecionados favorecendo o grande fluxo de pessoas que visitam e se exercitam nestas áreas.

A empresa vencedora do edital de chamamento público foi a Titânia Telecom. Foram ofertados serviços de excelente qualidade sob os aspectos técnicos avaliados pela equipe da MTI.

Próximos lançamentos

O cronograma de implantação para os Parques Massairo Okamura e Zé Bolo Flô são para o dia 15/07/2018 e para a Arena Pantanal no dia 22/07/2018.

O quê: Lançamento Conecta MT

Quando: Sexta-feira (29/06), às 8h